Viajantes Interplanetários

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OLHAR DE UM VELHO NISSEI

Por: Laut Iong Fu

Olá! Queridos jovens, mais uma vez estou aqui para compartilhar com vocês essas minhas andanças pelas livrarias da cidade de Recife. Ontem estive na livraria cultura – recinto dos mais agradáveis – estava fazendo o que mais me agrada: garimpando livros entre as mais estranhas estantes da loja. Encontrei por lá um velho amigo, Watanabe, e aproveitei para tomar um cafezinho e por a conversa em dia. Como já era de se esperar – devido o place em que nos encontrávamos não demorou muito e desembocamos no assunto da vez: livros. Watanabe começará então a me falar de um jovem escritor japonês que estava fazendo muito sucesso atualmente - Haruki Murakami – dentre outras coisas me dissera que o dito cujo já tinha livros publicados em mais de 30 línguas, fiquei logo com um honorável gafanhoto atrás da orelha... Depois de mais de uma hora de papo ele se fora e eu continuei com o honorável gafanhoto atrás da orelha... Antes que ele começasse a guizalhar com suas perninhas em meu ouvido chamei pela vendedora Andrea – que por sinal era uma moça mui encantadora - não fosse pela idade convidaria ela para tomar um chá – pedi-lhe que por favor consultasse se havia alguma obra de Haruki Murakami no catálogo, após alguns instantes fui graciosamente avisado que sim, havia um livro desse autor: Kafka A Beira-Mar. Agora sentando em minha confortável poltrona iniciei a leitura desse jovem Haruki Murakami, posso adiantar que após a leitura de alguns capítulos já me sinto absolutamente envolvido pela leitura. Apesar desse velho nissei não ter lido o livro todo ainda fica a dica para vocês jovens, essa é a oportunidade de conhecer um pouco da literatura atual da minha tão encantadora terra do sol. Matta ne!

O vídeo a baixo é o depoimento de uma leitora sobre o livro e o autor:
Vídeo da postagem:
Abaixo segue um trecho do primeiro capítulo do livro:
OBS: Minha neta Yoko me ajudou a colocar esse trecho aqui, infelizmente não cosguimos nada em português, mas creio que vocês compreenderão:
“Los conocimientos o habilidades que te enseñan en las clases de secundaria no se puede decir que tengan una gran utilidad en la vida diaria, eso seguro. Y los profesores son en su gran mayoría un hatajo de estúpidos. No me cabe la menor duda. Pero ¿sabes? Tú vas a irte de casa. Por lo tanto, en el futuro quizá no vuelvas a tener la oportunidad de pisar la escuela, así que, mientras puedas, es mejor que te metas en La cabeza todo lo que te enseñen, te guste o no. Tienes que ser como um papel secante y absorberlo todo. Qué debes guardar y qué debes tirar,eso ya lo decidirás más adelante.”

Um comentário: