Olá! Inicialmente peço desculpas àqueles que esperaram pelo post dessa coluna na quarta, mas alguns problemas pessoais me impediram de honrar o dia! Mas vamos lá, espero que todos entendam!
Vimos semana passada, que as notas são frequências de som definidas, que variam do grave para o agudo. Que Guido d’Arezzo, na Idade Média, as nomeou com sete sílabas que se tornaram padrão até hoje. Conhecemos o pentagrama e o seu funcionamento. Estávamos falando sobre as claves quando fomos interrompidos pela “Hora do Exercício”. Pois bem! Vamos continuar, mas primeiro! Comentem as aulas! Mandem suas dúvidas, críticas; sugestões, elogios; promovam a aula e, é claro, o blog PanelaMusical! Ok? Vamos lá!
Mais uma vez a figura com a seta! Lembrem-se que ela é que mostra quem é quem no pentagrama. Sem ela não teríamos uma base de como ler e escrever nossa partitura. Mas não é só isso. Foi preciso dizer que ela representa uma nota Dó, e não um Dó qualquer, é um que nem é grave e nem agudo, mas sim médio. Seguindo a sequência das sete sílabas, onde a ordem das sílabas nunca é alterada (Dó vem depois do Sí que vem depois do Lá que vem... Ré vem depois do Dó, o Mi depois do Ré, o Fá...), temos:
Sendo ð = Dó, as bolinhas só podem representar a sequência Dó – Ré – Dó – Ré – Mi.
Mas, como se trata de um objeto comum, outra pessoa poderia dizer: e se a seta fosse, sei lá... Pronto! Se a seta fosse um Lá? Isso seria um problema? A resposta é não! Vejamos:
Sendo ð = Lá, as bolinhas só podem representar a sequência: Lá – Sí – Lá – Sí – Dó.
Legal? Eu acho! Mas espera aí! Imaginando que eu envie essa partitura por E-mail, esperando que o Guitarrista da minha banda a leia para uma gravação urgente que ocorrerá, sei lá, amanhã! E por acaso eu deixasse, no E-mail, de avisar que: ð = Lá! Como ele saberá interpretar? Ligando para mim! Claro! Mas minha bateria descarregou! Esqueci de pagar a net, mandei para ele pela Lan House! E agora?! Estou incomunicável até à hora da gravação!!
Observem que partimos de um Dó grave para outro médio e em seguida para outro agudo, totalizando três oitavas. É visível que as notas Fá, Dó (central) e Sol estão destacadas. A nota Dó que está centralizada no diagrama representa os sons médios, nem graves nem agudos; a nota Fá, a esquerda do Dó central, representa os sons graves, visto que está mais próxima do primeiro Dó (mais grave); a nota Sol é mais aguda que o Dó central, por isso representa os sons agudos. É importante perceber que as notas Fá e Sol estão a uma distância equilibrada do Dó central, com três notas entre elas e o Dó. Em breve falaremos de outras notas fora essas sete (quando o assunto for Escalas Musicais), daí entenderemos melhor que essa distância é a mais equilibrada possível entre a nota Dó, primeira das notas, e qualquer outra (veremos no assunto Intervalos Musicais). As três claves são usadas separadamente para a escrita dos instrumentos graves, médios e agudos.
Chegou a hora que todos esperavam! Com vocês:
Clave de Fá: instrumentos graves
Para ð = Lá temos a seguinte sequência:
Lá – Sí – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Sol – Fá – Mi – Ré – Dó – Sí – Lá – Lá – Dó – Mi – Lá – Fá – Ré – Sí – Lá.
Tentem ler as bolinhas sem escrever os nomes das notas de acordo com a seguinte proposição:
Para ð = Dó | Para ð = Ré | Para ð = MI | Para ð = Fá | Para ð = Sol | Para ð = Sí |
Observem que não importa por qual das notas começamos, é só seguir a sequência das sete, como no exercício anterior, que dá tudo certo!
Dúvidas, críticas, sugestões, elogios, pedidos... Deixem como comentário aqui no Blog. Divulguem essa Panela e nossas aulas! Obrigado, espero que tenham gostado da nossa aula. Mas uma vez desculpem-me pelo atraso e até a próxima!
Originalmente postado no Blog Panela Musical em 13 agos. 2010
Já anotei no meu caderno de música o exercício hehehee
ResponderExcluirOk! Vez por outra estarei aqui respondendo aos questionamentos e dúvidas.
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