Viajantes Interplanetários

domingo, 27 de março de 2011

HAICAIS DE DOMINGO

MIL EM UM


Advogado, Jornalista, Escritor e Poeta. Professor de Português e Literatura no Instituto de Educação Estadual de Orlândia-SP. Filiado a Academia Ribeirãopretana de Letras, Academia de Letras de Brasília, Academia de Letras de São João da Boa Vista, Academia Anapolina de Letras, Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, The International Academy of Letters of England e União Brasileira de Trovadores (Delegado em Orlândia, União Brasileira de Escritores e Casa do Poeta Lampião de Gás de São Paulo. Membro do Conselho Diretor da Associação Paulista de Municípios. Fundador do jornal “Folha de Orlândia”, da Biblioteca Pública Municipal Geraldo Rodrigues, do Museu Histórico Pedagógico Lucas Monteiro de Barros, Associação Cultural de Orlândia e da Casa de Cultura Guilherme de Alemida de Orlândia. Correspondente do jornal “Folha de São Paulo”. Foi Prefeito de Orlândia, em duas legislaturas, Vereador, em quatro legislaturas e Secretário...


Pense num cara proativo tem gente que eu conheço que iria morrer de inveja dessa máquina de fazer acontecer. No início dos anos 80, quando o haicai conquista amplo espaço na cena literária nacional. Fora justamente nesse momento de apogeu que nosso poeta lançou seu livro Moenda dos Olhos (1986). Mais sem mais leriado vamos curtir a poesia de nosso compadre Cyro Armando Catta Preta:


ÁGUA VIVA


Não a da cisterna.
Aquela que nos revela
Beber vida eterna...

INSTANTÂNEO

Na vidraça fosca,
a lagartixa se espicha
e abocanha a mosca


FRESTAS


Busca que extasia:
Festa. Apanhar pela fresta
Do haicai, a poesia.


RÉSTIA


Pela telha-vã
se embrenha o sol e desenha
no chão a manhã






REFERÊNCIA

GUTTILLA, R. W.Boa companhia: haicais. São Paulo: Companhia das letras, 2009. 189 p.
JORNAL DA POESIA. In: http://www.revista.agulha.nom.br/cyro.html
  

6 comentários:

  1. Apesar de ser tão gabaritado, desconhecia... Mas como são poucos que tem o reconhecimento em vida... Muito bom o Cyro Armando Catta Preta, escreve como eu gosto.

    ResponderExcluir
  2. hehehehee essa coluna apresenta muitos ilustres desconhecidos =]

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse "Istântaneo"

    captou bem um momento fugaz e belo...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, rapaz. Parece que tem mesmo uma afinidade (pelo menos os exemplos) com o Fred Caju. Esse "Istantâneo" realmente é ótimo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. haicai cai bem em qualquer dia...

    a-do-ro!

    beijo nas anteninhas.

    (sempre suspeitei que marcantonio fosse marciano)

    ResponderExcluir