Viajantes Interplanetários

domingo, 3 de junho de 2012

Haicais Primorosos

Luna di Primo

Se por um lado Dorian depositava de algum modo toda sua maldade no quadro que guardava, Luna di Primo, amante do romance emblemático de Oscar Wild, deposita toda beleza de sua poesia em belíssimos haicais no seu espaço Pérolas Japonesas do Brasil.

Impetuoso

Desejo do coração

Amor ou paixão?

(Luna di primo)

Luna, que mora em Minas Gerais, é poetisa inata e profunda apreciadora e admiradora da natureza. Muitos de seus poemetos abordam esse tema. Em seu weblog, repleto de árvores ao fundo, insinuando uma alegria contagiante, publica com qualidade haiku em formato de vídeos que facilmente nos encantam.

Uma pérola

Eu lhe dou de coração

Puro encanto

Trás paz e harmonia

E enfeita a vida.

(Luna di primo)

Luna comenta ser alguém que não possui preferências por esse ou aquele autor, entretanto, lê tudo o que encontra pela frente, chegando a se classificar como não seletiva. Não faz questão de guardar livros, acreditando que sempre há o que aprender e apreciar em uma leitura. “Nunca me esqueci de Elogio da Loucura, O retrato de Dorian Gray e O Cortiço. Essas leituras fiz na adolescência. Tenho, hoje, Parnaso de Além-Túmulo, que reúne importantes poetas, Camões, Ferreira Gullart os livros de Ineifran Varão que considero um grande poeta da atualidade, aglomeram seus poemas bom humor, beleza, estética, sensibilidade... Não há estilo que ele não se dê bem na escrita, até brincando é um profissional, um poeta de verdade. E estou relendo Carl Grimberg.”diz.

Ela conversa comigo nesse HD.

Haicais de Domingo: Geralmente eu pergunto primeiramente como o Haicai apareceu na sua vida literária. Façamos o contrário: você se vê, hoje, sem os haicais na sua elaboração de poemas?

Luna Di Primo: Não. É um dos poemas que mais escrevo, tenho muitos. Aliás, ele me surge instantaneamente, como a brincar, pouco exige na correção e é lindo. Não! Não só não me vejo sem essa pérola, que construí uma casa, exclusivamente, para exibi-la, assim como, falar de sua origem. Não tenho muito tempo para cuidar dessa casa, mas procuro mantê-la arrumada, organizada e atraente para apreciadores dessa joia.


Cubro teu corpo
Te levo às alturas
Uivos de lobo

Haicais de Domingo: Sempre há uma discussão, ao meu ver sem sentido, porém, presente nas colocações de quem vive a poesia, sobre a rigorosidade da métrica. O haiku com seus "cinco/sete/cinco" é um exemplo típico. Em sua opinião, isso prejudica a essência do poemeto?

Luna Di Primo: De forma alguma, aí está sua existência e a beleza que o faz, portanto sua essência vem da sua formação.

Haicais de Domingo: Seus haicais lembram-me muito os escritos por Guilherme de Almeida. Não pela métrica, que no caso dele era bem diferente da construída tradicionalmente, mas pelas imagens proporcionadas. Em qual escritor você se espelhou?

Luna Di Primo: Nunca me espelhei em nenhum escritor, até porque raramente me lembro de onde li o que. Fico, apenas, com a essência do que leio. Como você fez, já citaram outras parecenças poéticas nas minhas construções, porém, não tenho uma preferência em questão de autores. E Guilherme de Almeida, não li quase nada dele, embora devesse, por ser brasileiro, literato e muito inteligente nas suas criações. Em questão de poemas me dedico a estudar e construir o original. (pelo seu comparar atiçou minha curiosidade, vou observar melhor os haicais Guilherme de Almeida, embora não concorde que tenha modificado um poema e deixado com nome original - para mim criou e deveria ter denominação diferenciada - pois a única relação que ficou do foi por ser terceto).

Uma por uma
Caem as podres uvas
A natureza

Ao entrar em ação não
Deixa uma na penca


Haicais de Domingo: Para você, a criação de versos é algo doloroso ao qual impõe uma disciplina cotidiana ou ela flui de repente em momentos incomuns?

Luna Di Primo: A criação é contínua na minha vida, não são apenas momentos e isso me encanta, nós vivemos juntas, não há descanso, férias ou crise, como dizem por aí.


Haicais de Domingo: Há pouco conversava com um amigo e falávamos de uma declaração de Saramago sobre a maior incidência de poemas curtos tais como o Haicais, limericks, etc, por conta do minimalismo de escrita das redes sociais. Você concorda com esse ponto de vista?

Nos flocos brancos

Mais um filme do tempo

Vida que se vai

(Luna di primo)

Luna Di Primo: Não. Embora há quem justifique que tudo na internet seja fugaz e tudo deve ser breve, isso vale somente para algumas situações. E poesia existe e se faz valer pelo gosto. Se observarmos tem mais textos longos que curtos, em se tratando de poesia. O minimalismo surgiu por invenção e criação e nao por necessidade. Se olharmos nas páginas de poesias, veremos mais poemas ou escritos longos que curtos. É claro que hoje ocorre essa incidência, mas, porque a poesia conquistou e ganhou espaço na rede e quem aprecia esse estilo de poesia também, mais exibida, mais entendida, mais querida, apenas uma consequência da evolução material.

A poetisa não se limita aos haiku sendo estudiosa e admiradora de outros poemas japoneses, porém, ressalta e reclama por ainda não encontrar tempo de se concentrar adequadamente e estudá-los. Tem se aventurado em rengas ultimamente.

Na verdade eu aprecio todo tipo de poesia.”


Cristiano Marcell é professor nas horas vagas e escreve regularmante
nos blogs Esquife de memórias e Haicai e não Machuca

86 comentários:

  1. Parabéns deixo
    Pela competência
    Belo trabalho

    Vim lhe agradecer a oportunidade. Com seu direcionamento e capacidade tudo fica mais bonito, suave e com classe. Se, sempre lhe for possível, continue com esse, tão, importante trabalho.bjuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, minha cara, contudo o talento maior nessa postagem é seu!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Muito bom conhecer um pouco mais da Luna, que já acompanho algum tempo.Parabéns pela bela entrevista.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista.
    Você cita Elogio da loucura. Também gostou de Dores do mundo?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Antônio,

      Obrigado por ter vindo visitar esse espaço!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Sim, Antônio, e é um livro que ainda retornarei a ler. A crua realidade, ali, pela visão,quase sobrenatural e magnífica de
      Schopenhauer em relação ao humano e com sua mente privilegiada, não se diferencia da atual. Li, Também, alguma coisa da sua vida e ele chegava a ser profético em algumas falas. Um gênio esse clássico da Literatura.Obrigada por sua leitura e participação, me fez feliz. bjuuu

      Excluir
  4. Muito bom Luna, meus parabéns... Meus parabéns também pelo blog, muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela gentileza de seu comentário, caro Jonas!

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho e presença poeta Jonas. bjuuu

      Excluir
  5. Lua de primeira
    Poeta que extrai pérolas
    Como mineira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu abro um largo sorriso, aqui... obrigada, amigo... lindo demais...eu tenho uma página que coloco todas as poesias que se relacionam a mim e essa irá comigo...está aqui http://lunadiprimolux.blogspot.com.br/ obrigada pelo carinho, felicidades sempre. bjuuu

      Excluir
  6. Bela entrevista da Luna.Já tive oportunidade de ler alguns de seus poemas, mas não conhecia os seus haicais.Realmente ela é muito talentosa. Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina, sua generosidade é sempre de encantar...felicidade sempre. bjuuu

      Excluir
  7. Parabéns Luna, pela criatividade e pelo espirito de liderança na arte poética. O seu talento é largo e extenso atingindo todas as camadas da literatura com os seus belos textos, poesias de todas as formas em um linguajar poeticamente correto. Beijus - Dilce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Dilce,


      Obrigado por seus comentário e visita aqui no Poetas de Marte!

      Excluir
    2. Parabéns querida Luna pela bela entrevista, que bem composta pelo entrevistador assim como pelas suas respostas, uma poetisa do nível não podia ser diferente. beijos

      Excluir
    3. obrigada, Dilce... sempre uma honra a sua presença... poetisa competente e compenetrada que valoriza a poesia numa seriedade admirável. obrigada, de novo. bjuuuu

      Excluir
    4. Menduina linda do meu coração... sua avaliação me deixa feliz demais amada, obrigaaaaada. bjuuu

      Excluir
  8. Luna é uma poetisa que eu já admirava e agora pude conhecê-la ainda mais. Talentosa, criativa, mineira de poesia preciosa!
    Parabéns Luna, adorei sua entrevista! Parabéns Cristiano por nos proporcionar esse momento agradável através da sua elaborada entrevista.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado, prezada poetisa!

      Excluir
    2. Vilma Piva, sua presença e palavras é que me são-me ricas... muito obrigada pelo prestigio. bjuu

      Excluir
  9. Vim a convite de Luna. Parabéns, Cristiano, pela condução brilhante que deu a entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, cara Ana! Seja sempre muito bem-vinda aqui neste espaço!

      Excluir
    2. Aninha, obrigada, pelo aceite ao meu convite... bjuuu

      Excluir
  10. Parabéns poetisa Luna pela brilhante entrevista... Sábia, oportuna e poética. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por ter vindo aqui! Muita paz!

      Excluir
    2. Poeta Nelson Rodrigues, sensível nos versos que tece... obrigada poeta. bjuuu

      Excluir
  11. POETA MOACIR PAPACOSTA3 de junho de 2012 às 16:57

    PARABENIZO-A PELA NOTÁVEL ENTREVISTA! QUEM SABE, SABE! BEIJOS!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Luna pela entrevista!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Eritania,

      sou grato por sua presença aqui nesse espaço, valorizando o talento indicutível de Luna di Primo!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Eritânia,obrigada pela presença, um prestígio, com certeza a sua Luz... bjuuu

      Excluir
  13. Meu caro Cristiano não poderia ter feito melhor escolha para esta entrevista,Luma é uma poetisa que escreve aquilo que sua alma ordena, e poderá ser lido não apenas com os olhos mas, com o coração...Parabéns a você pelo profissionalismo e ela pela grande obra poética inspirada por Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela gentileza de seu elogio, caro Geraldo!

      Excluir
    2. poeta geraldinho do engenho e o que dizer da sua presença? Um presente sem igual, poeta... bjuuuu de obrigada por esse carinho.

      Excluir
  14. Parabés querida..Sua entrevista foi maravilhosa..Fiquei conhecendo-a melhor bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Marilene,

      sou grato por sua presença e prestígio a entrevistada desse domingo!

      Muita paz!

      Excluir
    2. kibom que gostou Marilene, fico feliz... uma pausa na nossa correria... obrigada por sua linda presença. bjuuu

      Excluir
  15. Não conhecia Luna.
    Encantei-me com os seus haicais.
    Linda entrevista, Caro Marcel

    Parabéns aos dois

    Um lindo domingo
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssimo, estimada haicadísta de talento imenso!

      Excluir
    2. kibom que gostou Elisa, assim podemos nos ler e apreciar nossos poemas... vou conhecer seu trabalho, tambem... obrigada pelo carinho. bjuuu

      Excluir
  16. Parabéns pela entrevista!LUNA é uma poetisa muito querida,com uma sensibilidade única ao compor os seus poemas!Seus HAIKAIS são delicados,formados de maneira perfeita!!Muito me alegra estar aqui compartilhando desta homenagem.Meu carinho aos dois poetas , CRISTIANO E LUNA!!
    Heloisa Crosio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, prezada Helo, por deixar aqui seu valoroso comentário!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Querida Helo, uma nuvem leve na nossa vida... Obrigada amada. bjuuu

      Excluir
  17. Luna Di Primo causa-nos a sensação de havermos descoberto uma jóia rara em extinção. Mas há uma diferença: Essa pérola prima já nasceu limpa, polida e brilhante, como a luz da Lua cheia. Sua modéstia aliada à sua sabedoria na arte poética a faz tão natural e sincera que, após ler sua belíssima entrevista, tão bem conduzida pelo poeta Cristiano Marcell, percebi que ela não citou sua mais recente criação. Decidi, pois, vir aqui para dizer o quanto a admiro, parabenizar aos dois e, ao mesmo tempo, lembrar que Luna Di Primo criou, em 2011, um estilo que arrebata pela beleza delicada e sutil de sua concisão: o MINDIM. Não poderia ter outro nome, vindo de uma excelência em poética nascida nas Minas Gerais. Parabéns, poetisa Luna Di Primo! Sinto-me honrado ao ser citado por você. Mais honrado ainda por ser seu contemporâneo. Vida longa e muito sucesso é o que lhe desejo, para gáudio dos que fazem e dos que apreciam a boa literatura – em prosa e em verso!
    Ineifran Varão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimado Ienifran,

      agradeço a gentileza de seu comentário e peço humildemente desculpas por não tocar no ponto da elaboração do estilo MINDIM.
      Gostaria que compreendesse que aqui, nessa entrevista e nesse espaço, foi enfocado somente sua participação na vida poética dentro e fora da blogosfera como haicadísta.

      Muita paz, prezado amigo!

      Excluir
    2. Poeta, Ineifran Varão,obrigada, sempre, pelo incentivo, pelo carinho, pela amizade... Voce, sim, poeta de primeira linha. bjuuu

      Excluir
  18. Digo afirmando com todas as palavras do Ineifran.
    Muito bem conduzido a entrevista pelo caríssimo poeta.
    Parabenizo com admiração ao talento aqui exposto com tanta lisura e clareza...
    Jamil Luz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro! Seja sempre muito bem-vindo para visitar esse espaço outras muitas vezes!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Muita luz nessa fonte... Amigo Jamil,traz sempre a luz nas suas palavras, kibom, ter voce aqui...Obrigada bjuuu

      Excluir
  19. Luna Di Primo encanta em todos os segmentos poéticos
    Qualquer modalidade ela tira de letra. O que escreve nasce da alma.
    Obrigada Luna pela belíssima entrevista nos dando a chance de conhecê-la melhor... Parabéns a ambos... Guida Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela gentileza de seu comentário!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Guida, minha anjinha linda... Obrigada, sempre, amiga...bjuuu

      Excluir
  20. Boa noite Luna, parabéns!Gostei da entrevista! Abraços, e uma linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter vindo prestigiar a entrevistada desse domingo, minha cara!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Vanice, menina linda, obrigada pelo carinho... bjuuu

      Excluir
  21. Sou um admirador do Haikai e tenho acompanhado a Luna como aprendizado desta arte.Ela é brilhante e a entrevista foi otima para saber um pouco mais de suas inspirações e visão de nossa literatura.E bom sabe-la mineira,rsrs.
    Parabens pela entrevista.

    Meu abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Toninhobira, que por vezes já esteve aqui oferecendo seu valoroso comentário!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Toninho, poeta artista... ourives dos versos... obrigada, poeta por todo carinho... bjuuu

      Excluir
  22. Belíssima Entrevista, vim conferir por indicação da amiga e como sou curioso vim correndo e fiquei maravilhado com o que pude ler de início ao fim, uma leitura rica e finíssima que pude constatar a cada momento quando fui lendo o Post editado como o título de: "Haicais Primorosos" da amiga Poetiza "Luna di Primo" que tanto nos encantou pelos seus escritos que foram sendo adicionados pouco a pouco os seus "Haicais" em doses homeopáticas para serem saboreadas pelo atento leitor, mas que penso que até quem desconhecer tal estilo literário e Poético já poderia entender perfeitamente a medida que fosse fazendo a leitura suavemente e percebe-se também a forma de maestria em que é feita a entrevista que é capaz de deixa o leitor envolvido e fixo em cada palavra lida, e em complemento final digo que foi apaixonante ter vindo conferir esta edição e indico aos demais para ficarem vislumbrados ou mesmo perceberem indistintamente que lindo é a Arte de Hacais e conhecerem esta Obra Prima de "Luna di Primo" e tenho "ditto"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, prezado Charles! Muita paz!

      Excluir
    2. Esse rapaz tem o dom da eloquencia... Amigo, Charles, obrigada,querido... bjuuu

      Excluir
  23. Bom dia! Palavas nas mãos de quem tem talento e sensibilidade criam encantamento. Parabéns aos dois pela interação. Bj poesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ter vindo à esse espaço, cara Juli! Muita paz!

      Excluir
    2. Juli, a rainha dos indrisos...e do poetrix, tambem, embora, pareça ter abandonado o estilo, continua com o cetro nas mãos... obrigada, linda poetisa... bjuuuu

      Excluir
  24. Longos e tantos tempos para ter o privilégio de ver, aqui, a foto da mina Luna. Beijos, querida, sempre criativa e deslumbrante, MenestrelK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu companheiro lindo, meu amigo querido Menestrelk... sempre nos encontrando, nunca nos esquecendo... obrigada meu poeta nordestino que tanto admiro... bjuuu

      Excluir
  25. Maravilhosa entrevista, Luna, na qual você corrobora todo o seu talento poético com desenvoltura e preciosidade literária invulgar. Meus sinceros parabéns, inclusive pela exuberância do seu blog. Um terno abraço com a admiração de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poeta Antenor Rosalino... presença linda a sua... obrigada pelo incentivo... bjuuu

      Excluir
  26. O palco em você desfila sua arte esteve repleto de emoção e sabedoria.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, poeta Vendramine, muito bom voce aqui... feliz feliz... bjuuu

      Excluir
  27. O que falar de Luna Di Primo? Comentar sua entrevista? Verdadeira! Mencionar sua capacidade literária? Altaneira! Citar sua simplicidade? Alvissareira! Ou afirmar que trata-se de uma professora de literatura poética, incansável poetisa estudiosa das mais variadas tendências literárias e criadora do MINDIM, estilo de poema resumido ao máximo, dependendo da criação de cada um. Parabéns ao entrevistador Poeta Cristiano Marcell e abraços e beijos à entrevistada, minha amiga, Luna Di Primo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poeta lindo o Jayme... companheiro de jornada poética, lindo amigo... feliz com sua presença amigo, seu aval é meu guia...obrigada pelo carinho de sempre... bjuuu

      Excluir
  28. Parabéns a ambos! Mais uma vez, Cristiano bombando nas suas postagens! Muito bom! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigaod, meu caro amigo e talentoso poeta!!!!!

      Excluir
    2. obrigada, Lucas... é realmente o Cristiano chega e arrasa... bom para quem ele entrevista... bjuuu

      Excluir
  29. Essa pequenina parte... Da Face de nossa LUNA... Brilha intenso e dá,
    distribui graças... A este Blog que encanta... Mas nossa Luna é feita
    ... Em brilho intenso... Com tantas faces lindas... Que fazem estremecer com carinhos... Os corações de todos os Poetas... Aqui e alí LUNA!!! Sempre sois a mais Bela... Em tantos sentidos a te oferecer... ...Ternura a ti... Walter

    Walter de Arruda
    Poetas Del Mundo
    CLIP-POETAMIGOS
    http://www.recantodasletras.com.br/autores/walter8421

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo lindo... voces, poetas, que nos fazem felizes... bjuuuu de carinho, poeta querido.

      Excluir
  30. LUNA KIDAS

    Uma entrevista muito bem conduzida À qual respondeste magistralmente ... AMEI !!!

    Realmente nunca concebi Haicais mas adorei ler os teus ;)

    BJOKINHAS/EMIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e voce, meu amigo d'alem mar, que fica tao pertim com seu carinho... obrigada, poeta, por sua amizade que me é cara... bjuuu

      Excluir
  31. Parabéns, Luna Di Primo. Nos seus livros os versos abrilhantam o romantismo. A poesia recebe outra roupagem. /abraço poético, Leandro de Recife.

    ResponderExcluir