Viajantes Interplanetários

terça-feira, 12 de março de 2013

MILKSHAKE LITERÁRIO

Post Especial #8 Sessão Extra


Aloha ;D




Por mais contraditório que possa parecer esta frase, nosso poético planeta marte tem origem genuinamente pernambucana, logo o aniversário das cidades irmãs não poderia passar as brancas neves.
Parabéns Recife e Olinda pelos seus 476 e 478 anos respectivamente!
Descobri recentemente o porquê de ser feriado em Olinda, mas não em Recife. Pois 12 de março de 1537 é uma data histórica da fundação de Recife, ninguém sabe precisar ao certo quando a cidade foi fundada, já em Olinda (que é dois anos mais velha) a data é oficial! Para saber mais visite o site da Câmara Municipal do Recife.



E hoje também se comemora o Dia do Bibliotecário! Classe da qual orgulhosamente faço parte, juntamente com D. Everson ;D
No que se refere a Olinda não tenho muito a comemorar, a Biblioteca Pública Municipal vem sendo vítima de promessas de governo que não se efetivam e a cada visita ao local volto mais triste do que a última vez. Como profissional e leitora desejo mudanças em nossa legislação para a criação de políticas públicas decentes para nossas bibliotecas. Também é preciso sair da apatia de achar que o problema é sempre dos governantes e que nada tem mais jeito. Bibliotecários e usuários exijam seus direitos, trabalhemos em conjunto! Esse é o segredo do suporte necessário para a construção de um trabalho de qualidade.
No cenário nacional vi o Ministério da Cultura pôr em prática mais uma política, que venho acompanhando por dois anos, denominada Ampliação de Acervos que consistiu na distribuição de 930.566 livros para 1.625 bibliotecas públicas de todo país. O diferencial é que agora os próprios gestores podem escolher os livros que serão enviados as suas unidades. Isso é um grande avanço, visto que anteriormente os livros eram os mesmos do Norte ao Sul do país, as especificidades de cada localidade e seus usuários não eram levados em consideração. Mas o que os formuladores da política ainda precisam entender é que estantes abarrotadas não são garantia de leitores e nesse sentido temos um longo caminho a percorrer.


"Não há lugar que proporcione certeza mais convincente da vaidade das esperanças humanas do que uma biblioteca pública. "

Samuel Johnson




#EuAcredito


Mahalo ;*

3 comentários:

  1. Viva Recife, Viva Olinda. Evoé bibliopessoas.

    ResponderExcluir
  2. Ialy!

    Feliz dia do Bibliotecário pra nós!

    Poxa, ainda acho injusto que no aniversário das duas cidades seja feriado em Olinda, mas não em Recife (não que pra mim faça muita diferença já que passo o dia em Vitória mesmo, ¬¬').

    Por esses dias ouvi falar dessa política de Ampliação de Acervos, mas como você mesma disse encher as bibliotecas de livros não é suficiente. É preciso um esforço conjunto entre governo e bibliotecas a fim de incentivar a leitura, bem como a formação de leitores críticos (aquele que lê, entende e reflete sobre o que leu). O que precisamos é de mais profissionais da informação que se interessem e busquem por mudanças nessa área, assim como você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Viva as bibliopessoas!!! =^.^=

    E aqui, então, onde a biblioteca nem tem prédio próprio?
    Uma cidade com grande arrecadação, uma das mais antigas do estado, é inaceitável.

    Mas não percamos as espanças. #EUTMBACREDITO!

    Parabéns a vcs, bibliotecários e a todos, todos que tornam mais feliz a vida de leitores e escritores, nós, pequeninos, dependentes dos livros, e de encontrá-los.

    um beijinho.

    ResponderExcluir