Viajantes Interplanetários

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MILKSHAKE LITERÁRIO

O Despertar de Uma Paixão: 
O Tempo, O Vento e A Literatura





Aloha! :D

Hoje eu venho colocar a conversa em dia, já anunciar o nosso próximo encontro e prosear sobre meu novo (antigo?) amor. O diálogo de hoje será breve, mesmo assim, puxe a cadeira e peça o seu leite batido para me acompanhar.
Em 2003, a aula de literatura veio acompanhada de um texto sobre Um Certo Capitão Rodrigo, muito altivo em seu cavalo, imponente, misterioso e desafiador. Essa personagem e seu respectivo momento, nunca saíram de minha memória, contudo ficaram adormecidos no caos dos dias que se seguiram e na minha recente paixão arrebatadora por José de Alencar.
Com um salto no tempo, estamos em 2008. Conheço Uma Certa Paranaense apaixonada por Erico Verissimo. Como o amor é contagiante, me peguei pesquisando sobre o autor e reavivando as lembranças de Rodrigo, com Aline Negosseki. No entanto, a biblioteconomia ocupava parte do meu tempo e mais uma vez (não sei por que), deixei o assunto por conta da memória.
Dando corda no relógio, outra vez, vamos parar em 2011. Em uma de minhas andanças pelas ruas repletas de livros da Biblioteca Joaquim Cardozo (minha preferida do SIB UFPE), ao esbarrar nos livros de Erico, decidi que não dava mais para adiar a leitura. Disse que ia começar pelo meu inesquecível Capitão, sem saber  que o livro do mesmo é composto por capítulos extraídos de O Continente, que compõe O tempo e o vento. E veio a dúvida: como está composta essa famosa saga? 
“São 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que o escritor compôs em três partes - O Continente, O Retrato e O Arquipélago - publicadas entre 1949 e 1962. O primeiro volume de O Continente abre a trilogia.” Então, já que ia começar, que fosse em grande estilo. Voltei de lá com O Continente (Tomo I).


E que Delícia! Mistura indescritível de contentamento e resignação por ter adiado tanto uma leitura tão prazerosa, verdadeira... Mas,  do que se trata? 
Isso é assunto para o post de sábado. Aguardo vocês ;)

Mahalo :*




4 comentários:

  1. Voltou que voltou =]]] eu que esto mais parado que o mar morto

    ResponderExcluir
  2. Que saudades do Milkshake Literário!
    Ansiosa por sábado...

    Ialy, sua sumida, mande notícias! rsrsr
    Beijos!
    ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaa! *-*
      Que bom vê-la visitando nossa casa, o prazer de tê-la por aqui é sempre meu.
      Confesso minha culpa: estou sumida mesmo.
      O post de hoje está fresquinho, acabei de postar, espero que goste.

      Abraço apertado :*

      Excluir