Viajantes Interplanetários

quinta-feira, 29 de maio de 2014

The price of the World Cup

Em 1994 com dez anos me emocionei com a primeira Copa do Mundo (Copa dos Estados Unidos) que acompanhei pela televisão. Naquela época eu estava completamente por fora de tudo que acontece ao redor de um evento de status mundial como esse. Galvão Bueno era o narrador predileto e o pênalti perdido por Baggio na final entre Brasil e Itália marcou meu ego de torcedor de futebol.
Em 2014 a Copa do Mundo chega ao Brasil e todo o orgulho e patriotismo de 1994 foi ao chão. Bastantes coisas ruins estão relacionadas com todo desenvolvimento da infraestrutura para receber os jogos no que diz respeito à mobilidade e segurança principalmente. Muitas pessoas encheram os bolsos de dinheiro com obras faraônicas como as que estão sendo executadas no Recife e que não serão concluídas a tempo de servirem ao fim que as originou.
A presidente da república mais algumas pessoas públicas como Pelé e Ronaldo aparecem na mídia se contradizendo todo tempo sobre questões relacionadas ao evento. A verdade é que nosso país não vai nada bem e essa Copa não contribui muito com o fim de alguns problemas no Brasil como: o combate à violência, ao tráfico, a mobilidade nas cidades cada vez mais tomadas por veículos e principalmente o problema da corrupção ligada aos políticos de todos os partidos, que nos envergonham mundialmente - nos empobrecendo economicamente e culturalmente com a imagem negativa que passam para o mundo de nosso país.
            Esse ano inevitavelmente assistirei aos jogos, mas o  torcedor patriota e emocionado se foi desde que o ex-presidente Lula trouxe esse evento para o Brasil.
            Assistam ao vídeo e fiquem sabendo mais uma vez que nosso imagem lá fora não vai bem:
O jornalista dinamarquês Mikkel Keldorf, que em abril provocou polêmica ao anunciar que desistiu de cobrir a Copa do Mundo, lançou nesta quinta-feira (29) um documentário sobre o Brasil. O filme "O preço da Copa" ("The price of the World Cup", no título em inglês), com cerca de 29 minutos de duração, pode ser visto no canal de Keldorf no YouTube.


2 comentários:

  1. À frente África!

    Costa do Marfim, Nigéria e Camarões
    Dos africanos sou um torcedor antigo
    Torço desde criancinha por azarões
    E vê-los disputando as finais consigo.

    Prá frente África de gazelas e leões!
    Que foi o mais explorado continente
    Europeus com caravelas e galeões
    Levaram riqueza, escravizaram gente.

    Eu quero vê-los impor-se no tapete
    Mostrar aos branquelos seu traquejo
    Na grama a bola, no pé um foguete,
    No fundo da rede a Brazuca eu vejo.

    Está na hora de descerem o porrete
    Nos europeus gols façam de sobejo.

    ResponderExcluir