Viajantes Interplanetários

sábado, 18 de setembro de 2010

Largue Mão do Preconceito - Twilight

A série Twilight está dividida em: Crepúsculo (2005); Lua Nova (2006); Eclipse (2007) e Amanhecer (2008). "No total, os quatro livros da série venderam cerca de 100 milhões de cópias mundialmente, sendo mais de 4,5 milhões vendidos no Brasil" (1) . Com essas marcas de vendas não foi difícil conseguirem o título de Best Sellers e se tornarem os mais queridinhos e comentados por toda parte, a febre estava lançada.

Mesmo assim, Crepúsculo ainda não tinha me convencido. Não vou mentir, quando vi o trailer em casa e li à sinopse em um site da internet, achei que seria uma história chata e só fui ver o filme depois de muito resistir, não apreciava as histórias entre vampiros e humanos, na verdade tinha grande descaso com o tema.

Vi primeiro o filme para poder me interessar pelo livro, algo muito raro, diga-se de passagem, e já saí do cinema pensando em passar pela livraria mais próxima . Como o preço estava alto, para o meu bolso, tive que ir comprando um por vez, haja sofrimento! Pronto, só foi preciso essa única chance e já estava eu a me apaixonar pela saga inteira.

Os livros, só para variar, são mais completos e passam mais emoção, deve ser porque você envolve toda sua imaginação nas situações e descrições entre os personagens, a leitura sempre é muito particular.

Hoje sou uma fã confessa, e não sei se isso valida ou não minha opinião, mas é inesquecível cada suspiro que eu soltei pelo Edward, cada risada com as maluquices de Bella e vivenciar todos os ataques das paixonites agudas de Jacob. Tornou-se um imenso prazer saborear cada um desses momentos no livro. Sem falar que considero de suma importância o trabalho que foi feito pela autora ao despertar nos jovens tanto interesse pela leitura. Pois a saga acaba, mas a curiosidade por ler mais coisas não! Uma vez descoberto o prazer que é estar envolvido com uma história, fica impossível dar um passo atrás e recuar no hábito.

Mas o vampiresco logo se tornou modinha, como tantos outros livros e o mais “engraçado” dessa história é que uma moda contrária a saga também pegou. No momento, o Cult é falar mal do livro, até alguns que leram e se diziam super fãs, hoje possuem um diálogo muito diferente, adoram arrumar críticas e defeitos para os personagens e sobre o enredo da trama. Gente duas caras existe em qualquer lugar, no mundo literário não seria diferente.

E o que ganhei com tudo isso? Permiti me conhecer melhor, vi que poderia gostar também de um gênero ao qual não estava habituada e essa descoberta foi maravilhosa, hoje já emendei na longa série de House Of Night (Qualquer dia desses eu escrevo sobre ela por aqui) e por indicação de minha amiga Tatiane, comecei a ler Richelle Mead em Academia de Vampiros, fora que na minha estante já possuo dois volumes de Diários do Vampiro, intocados, na espera para serem lidos. E ainda existe uma infinidade de outros nomes por conhecer...

No entanto, as opiniões sempre se dividem e nesse caso segue a linha Amor x Ódio. É necessário dar ao gênero uma chance e você também estará dando-se uma ao fazer isso. E para isso, largar mão do preconceito com os variados tipos de literatura é fundamental. Conhecer um novo estilo “não morde” e quem sabe você não se vê apaixonado por algo que nunca imaginou? Comigo foi os vampiros e com você? Permita-se! Liberte a mente :)

Saúde e Paz!

Beijocas :*

Ly Cintra



Fonte: (1) Selles, John A. New Stephenie Meyer Novella Arriving in June. Publishers Weekly. Acesso em: 09 set. 2010.



11 comentários:

  1. Parabéns LY!!
    A muito preconceito pelo desconhecido... críticar virou moda, Porém, eu faço minha própria moda me premitindo conhecer novos horizontes. Fiquei lisonjeada por você ter me citado em sua postagem. Muito obrigada e sucesso.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Certamente Daniel não sairia de casa, (para ver um jogo do Sport club Recife = paixão confessa dos últimos tempos) sem ler essa postagem tão comentada durante a semana. não deixaando de lembrar que foi difícil driblar a timidez da nossa colunista até chegarmos a esse maravilhoso produto final. Em fim a coluna começou com o pé direito, salientado um ponto que eu já havia comentado com a colunista – Crepúsculo. Para finalizar posso dizer que essa coluna é um convite a leitura, e um convite seleto – já que é ofertado por uma ilustríssima leitora do gênero romance. Sem mais delongas deixemos os leitores do planeta-blog-marciano darem suas ilustres opniões – sejam críticas, elogios ou imparcialidade – o espaço é democrático.
    Paz, amor e harmonia para todos e vida longa “ao leite batido” como diria Kleves numa linguagem “Ariana”
    D.Everson

    ResponderExcluir
  3. feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina, queria apenas dizer um obrigado a essa romancista e também minha irmã que mostrou-me um romance não tão comum (prevejo morte), acreditem a cinematografia da série pode ser uma verdadeira tortura. todos ganhariam muito mais se procurassem realmente sua própria opinião e não apenas da mídia, pois bem está ai o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Não poderia sugerir uma pessoa melhor para esses comentários literários que a doce Ly. Amante da Literatura que sempre vive suspirando por um livro que lhe traga mais emoção, que faça sentir que lá está. É que esse amor pela literatura, inerente a essa moça, é tão inexplicável como qualquer outro amor. Ele é tão forte que a faz perder a noção do tempo quando está lendo um bom livro. Não seria esse o retrato do amor? Perder a noção do tempo, se sentir feliz só por estar perto e ser algo inexplicável? Eu Confesso que esperei muito por esse momento. Ly, mostre tudo que você sabe. Mostre essa interpretação tão doce das coisas mais simples. Mostre a leveza das suas palavras. É um prazer te encontrar aqui. Boa sorte!

    P.S.: Beijo para o rapaz do comentário anterior. Saudades Italo!

    ResponderExcluir
  5. Tem toda a razão D. Ialy!
    Eu sou uma das que não gostam de vampiricies. E não é preconceito, visto que tentei ler, vi o filme para ver se animava... Mas, realmente não faz meu estilo. MAAAS, olhe lá, se eu dizia por aí que não gostava de literatura fantástica hoje sou feliz em admitir que, não tendo medo de experimentar, só fui feliz. Mesmo que ainda prefira os clássicos e verossímeis (cada um tem um ponto de vista qnto isso), que tanto os sinto me aproximar em realidade da narração, descobri um mundo fabuloso em Percy Jackson. Ando doida para ler os outros que se seguem ao primeiro. E apaixonei pelo modo doce e melancólico de Leticia Wierschowski retratar o "além-túmulo" e o contato de lá para cá em Prata do Tempo e a Casa das Sete Mulheres. Adorei a postagem \o/ que, usando das vampirices e colocações super bem colocadas, criticou com toda a elegância e propósito certas atitudes...
    Preconceito é feio em todo lugar.

    ;*
    Aline N.

    ResponderExcluir
  6. Como padrinho dessa casa venho parabenizar Ialy, sua coluna já é a quarta (postagem) mais acessada (do blog) - com apenas um dia praticamente no ar - 57 pessoas passaram por aqui ontem só para lhe ler. Vida longa aos poetas de marte.

    ResponderExcluir
  7. Olá jovem!
    Hoje pela manhã a Samira, filha da mimha cunhada, estava me falando sobre us postagem, ela havia me visto escrever algo por aqui (blog) e ficou mui curiosa de conhecer mais a página. Gostei muito dessa sua postagem filha, realmente as pesssoas são muito eletististas querendo ser muito vividas, mas só um velho de quase 70 anos é quem tem autoridade para falar, e não falo. Viva a tolerância.
    Espero aprender mais da cultura ocidental com vc, pois apesar de ser Nissei vivi muito tempo entre Okinawa e Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Que Feliz *-*

    *Tati, com você falando de Richele Mead o tempo todo tornou-se inevitável não ficar curiosa a conhecer mais e só tenho que agradecer pela dica. Grande beijo minha amiga

    *Que Chique! Daniel só veio ver o Sport depois de ver a mim, hahahahaha (Momento Missi #NOW). Fico feliz que tenha gostado, vida longa aos Poetas de Marte \o/

    *Meu Lindo Irmão *-*, que palavras tão agradavéis de ler, muito grata por você ter passado aqui, mas pode esperar uns beliscões por falar mal dos filmes, hahahaha, brincadeirinha :D Beijocas especiais!

    *Monick Trajano em minha coluna? Isso é que eu chamo de leitores vip's por aqui :D Ela sempre me incentiva tanto a escrever e toda vez sabe como usar as palavras mais lindas. Você bem que poderia escrever também hein Nick. Não seja modesta, nunca conheci alguém que saiba mais sobre literatura que você. Volte sempre *-*

    *Aline *_____* De fã passei a ser lida e comentada pela própria! Isso é que é honra. Muito bem, você não teve preconceitos, vasculhou bem e viu que não combina com sua personalidade,faz parte. Continue assim, sem medo de ousar.Essa é a questão: ler de tudo e selecionar o que mais lhe agrada, não julgar sem nem conhecer. Espero-lhe na próxima postagem! P.S:Percy Jackson já me foi recomendado também!

    *Laut Long Fu, que prazer vê-lo comentando aqui!
    Mande um beijo meu para sua Samira e ela está super convidada a vir postar suas opiniões também. Que especial para mim que o senhor queira aprender comigo sobre a nossa literatura, lisonjeada. E viva a Tolerância \o/
    Abraços


    Muito, muito, muito obrigada a todos que dedicaram um pouco do seu tempo para passar aqui na coluna e leram mesmo sem deixar seus comentários. Sintam-se a vontade :D

    Saúde e Paz!

    Beijocas :*
    Espero vê-los sempre :D

    ResponderExcluir
  9. AHHH!!! Monick, seguindo a dica de Ialy "Nick. Não seja modesta, nunca conheci alguém que saiba mais sobre literatura que você." está automaticamente convidada a participar... sinta-se a vontade para entrar nessa nave.

    ResponderExcluir
  10. Eu nem sei como agradecer os elogios, mas sou apenas uma amante da literatura. Vocês estão vendo em demasia. Minhas palavras não são versos. Aos poetas eu deixo essa tarefa. Mas podem contar com a minha visita.

    ResponderExcluir