Viajantes Interplanetários

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Receita Musical - Aula número 7

"Meu coração por ti bate,
tal qual caroço de abacate!"
Hoje deixaremos um pouco de lado as Claves e os pentagramas para começarmos a caminhar numa estrada que nos levará à segunda etapa da nossa jornada, rumo a leitura de partituras sem broncas e sem medos! Vamos lá?!

Receita de hoje: Abacate ao molho familia!
Observem a figura abaixo:
Figura 1:
Vejamos o que nos diz a figura:
Os postes estão equidistantes 16m um do outro (temos exatamente 16 metros entre um poste e outro).
Um carro passa correndo a 120km/h, enquanto um burrico caminha, apressado para achar uma sombra, a apenas 2km/h.

Uma simples pergunta: Quando o carro e o burrinho passam entre um poste e outro, cada um com sua velocidade, a distância entre os postes aumenta?
Resposta: Não! O que aumenta é o tempo que um levará para cumprir o percurso em relação ao outro (enquanto o carro passou faz tempo! O burrinho segue com calor a passos lentos!), ok?
Quantas distâncias cabem em um metro? Infinitas, acreditem, mas não vamos viajar na física e na matemática (vamos deixá-las quetinhas, por enquanto). Vejamos a figura abaixo:
Figura 2:
É visível que a cada 1 metro temos duas partes iguais com 50cm e quatro partes iguais com 25cm. Vamos imaginar que uma familia, composta de: papai, mamãe e filhinho, está caminhando na pracinha:
Figura 3:Vamos imaginar que em 1s (s= segundo) o menino só consegue andar 25cm, a mãe 50cm a cada 2s e o pai 1m (um metro) a cada 4s. Nesse caso a cada 1 passo do pai teriamos: 2 da mãe e 4 do filho . É como se a "Figura 2" representasse os passos do pai na cor preta; da mãe nas cores vermelho e azul; e do filho nas cores verde, vermelho, azul e amarelo.

Agora vamos imaginar que cada passo do pai pode ser representados por "A"; os da mãe ,primeiro da mãe por "A" e o segundo por "CA"; e os do filho, primeiro por"A", o segundo por "BA", o terceiro por "CA" e o quarto por "TE".
Embora esse pessoal ande devagar demais, podemos perceber que:
  1. Os passos dos três cabem dentro de 4s.
  2. Que a velocidade deles não é igual, se considerarmos a unidade de medida "p/s ", passos por segundo (o filho da 4 passos enquanto a mãe dá 2 e o pai somente 1!).
  3. Que eles poderiam ser representados pelo número de passos dados a cada 4s: O pai seria o número 1, a mãe o 2, e o filho o 4. Como o pai tem o passo maior que a mãe e a mãe maior que o filho teríamos o seguinte: 1 > 2 > 4 (pai maior que mãe; mãe maior que filho).
Onde eu quero chegar com essa história?
Simples! Quero mostrar a vocês que dentro de um espaço de tempo (4s) e de um espaço de distância (1m) cabem diversas outras medidas. Aplicando isso à música veremos que essa matemática é constante! Ela, a música, na forma mais tradicional de composição ocidental, é sempre construída em cima de um determinado tempo, ao qual chamamos "pulso" (nome inspirado nas batidas do coração, explicaremos isso mais a frente). Em cima do tempo (pulso) é que o ritmo é construído, a soma do ritmo e do som resulta na música.
Quando definimos o espaço de tempo "4s"; o dividimos em quatro partes iguais de 1s cada; colocamos em cada subdivisão as sílabas da palavra "abacate", estamos simplesmente ajustando essa palavra a um ritmo.
Na próxima aula conheceremos as figuras apropriadas para a escrita do ritmo musical, assim como veremos com mais detalhes os elementos apresentados hoje. Por hora peço que as dúvidas sejam postadas.
Hora do Exercício
Baseado na figura abaixo e no exemplo da familia e o A-BA-CA-TE, que foi apresentado na aula de hoje, procurem palavras compostas por 4 sílabas e dividam-as de acordo com o tempo. Para cada 4s sem divisão, falem apenas a primeira sílaba, esticando a vogal durante todo o tempo:
melancia [1ºs] Meeee [2ºs] eeee [3ºs] eeee [4ºs] eeee.
Para cada 4s divididos em duas partes de 2s, façam o mesmo com a primeira e com a terceira sílaba:
[1ºs] Meeee [2ºs] eeee [3ºs] Ciiii [4ºs] iiii.
Para cada 4s divididos em quatro partes de 1s, façam todas as sílabas:
[1ºs] Meeee [2ºs] laaaan [3ºs] ciiii [4ºs] Aaaa.
Como apoio vocês podem fazer 5 marcas com 25cm de distância entre uma e outra e contar o tempo conforme indica a figura abaixo:

Vocês precisaram de um relógio para não perderem o tempo correto entre um segundo e outro.
Forte abraço, esperem que tenham gostado da aula de hoje!

OBS.: A aula 8, complementar dessa aula 7, já está no www.panelamusical.com, quem quiser adiantar é só dar uma passadinha lá!

2 comentários:

  1. Tow morrendo de rir com o exemplo do burrinho kkkkkkkkkkkkkkkkk

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  2. Bem para melhor prática do exercício vou deixar um presentinho do fantástico mundo da internet, deixarei o endereço de um Metrônomo que mede o tempo musical - aí dessa forma vc's não irão precisar apenas arranjar as palavrinhas. Ahhh é muito fácil de usar - é só escolher um intervalo de tempo e manda bala no bricho, divirtam-se por que eu vou e muito!

    Metrônomo: http://www.metronomeonline.com/

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