Viajantes Interplanetários

E-MARTE: Cadastre-se para receber nossas novidades em primeira mão!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

HAICAIS DE DOMINGO: na quinta (parte 2)

PERNAMBUCO TAMBÉM TEM POEMAS DE OLHOS PUXADOS?!
Por: D. Everson
Sei que hoje não é domingo! Mas como irei ficar praticamente sumido até o dia 02/02 vou mandar mais um HAICAIS DE DOMINGO: na quinta. Deixando a dica que em breve estará nas lojas mais desconhecidas do Planeta Vermelho o livro: Os teimosos e a poesia do contra. Entretanto se você deixar seu email nos comentários agente manda o livro eletrônico para você totalmente de graça, não temos o papel de marciano na terra e o livro só poderá ser impresso no papel azul do planeta vermelho.
Sem mais leriado hoje vamos falar de mais um brasileiro que viajou na nau do haicai em terras tupiniquins a fora. Pela primeira vez vamos ter um Pernambucano na parada: trata-se do poeta Pedro Xisto, ele mesmo meu velho(a)! Nascido em Limoeiro: aquela cidade cantada pelo Jackson do Pandeiro. Nosso poeta forma-se em Direito na Faculdade do Recife onde segundo Antonio Miranda[...] inicia-se [na] produção de hai kai (hai-ku) em 1949” ainda segundo Antonio Miranda < [Xisto]foi adido cultural em embaixadas brasileiras no Japão e Estados Unidos da América, viajou pela Europa e pelo Oriente, ajudando na difusão de nossa poesia de vanguarda em festivais e eventos de toda natureza como poeta, articulista e teórico>, era um cabra da peste mesmo! Podemos dizer que o Xisto fora concreto antes do concreto chegar em São Paulo, basta passear a vista em seus ideogramas.

Foi na Revista de Arte de Vanguarda Invenção que Pedro Xisto ficou popular como poeta experimental ao publicar haicais de sua autoria. Lançou em 1960 Haikais & concreto e em seqüência 8 haicais de Pedro Xisto. Ao final dos anos 70 tem sua obra compilada em Conceito Caminho (1979) livro que reúne cerca de quinhentos haicais. No ano de 2008 sua obra foi novamente compilada em aságuasglaucas e lumes: uma antologia de haikais. Então sem mais história vamos aos poemas: Com vocês Pedro Xisto!


Referências:
GUTTILLA, R. W.Boa companhia: haicais. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

YOUTUBE. Forró em Limoeiro. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=TsaV1i6aNEU.

OBS: Essa postagem vai para Aline Negosseki quem me pediu para postar mais autores Pernambucanos. =]

Um comentário: