Viajantes Interplanetários

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CinePasárgada traz literatura em curtas-metragens, um deles em homenagem a Manuel Bandeira


Imprimir E-mail

Em homenagem ao aniversário do escritor pernambucano Manuel Bandeira, em abril, o CinePasárgada exibe o curta-metragem “O Poeta do Castelo” (1959), de Joaquim Pedro de Andrade. No filme, versos de Manuel Bandeira, lidos pelo próprio poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais da rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio de Janeiro.

E para expandir a leitura cinematógrafica, depois do filme o público irá conferir mais três curtas premiados, sobre escritores que tiveram no Recife morada e inspiração. São eles: “Soneto do Desmantelo Blue” (1992), de Cláudio Assis, em homenagem ao poeta Carlos Pena Filho; “Clandestina Felicidade” (1998), de Marcelo Gomes e Beto Normal, e “O Triunfo” (2007), de Georgia Alves, inspirados em contos da ucraniana Clarice Lispector.

Além de possuírem a literatura brasileira como base de suas narrativas, os quatro filmes são trabalhos inaugurais dos respectivos diretores que apresentam linguagens poéticas singulares para tratar do universo imagético criado por cada escritor. Para o debate, as jornalistas e curadoras do cineclube Gabriela Saldanha e Raquel do Monte convidam o público para uma conversa sobre os aspectos literários e fílmicos presentes nos curtas. A sessão começa às 18h, quinta-feira (14), com entrada gratuita.

Serviço
Sessão “curta os escritores” - “O Poeta do Castelo”, “Soneto do Desmantelo Blue”, “Clandestina Felicidade” e “O Triunfo”
Quando: quinta-feira (14), às 18h
Onde: Espaço Pasárgada (rua da União, 263, Boa Vista)
Entrada: franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário