Viajantes Interplanetários

domingo, 5 de junho de 2011

HAICAIS DE DOMINGO

 OS PARANAENSES VÃO DOMINAR MARTE
Por: D.Everson (com colaboração mais que especial de Ly Cintra)

Nossa escritora desse domingo é conterrânea do Polaco loco Paca e da Helena Kolody, sendo assim nem preciso dizer que a coluna Haicais de Domingo dessa semana traz para os leitores mais um(a) paranaense arretada. 

Ela tem apenas 25 anos e já se tornou a nossa caçula. Entretanto o fato de nossa autora ser tão jovem não influencia em sua criatividade, produtividade e proatividade (proatividade por que morro de inveja desses escritores completos que viajam da prosa até poesia e vice-versa) para desespero dos preconceituosos. Ontem pude devorar com olhos três livros (O Último Baile do Império; Por Falarem Disputa...) de sua autoria, chamando-me a atenção como já seria esperado o livro Haicai Para Crianças: Sentidografias - um livro feito para despertar o prazer de ler nas crianças (só para me matar de inveja. Ainda escrevo um livro para os pequeninos) - lançado na Feira do Livro de São José dos Pinhais em fins de 2010.  Dessa forma minha leitora vip Ialy Cintra ficou responsável de digitar alguns dos haicais e me enviar por email já que ainda não tenho o meu exemplar do mesmo. 


Uma curiosidade: nossa poetisa realizou um dos sonhos de todo poeta maldito: ela produz os seus próprios livros, um dia esse poeta menor chega lá. Pois é galera inclusive seu mais novo filho Porfalar em disputa... que já chegou nas ladeiras de Olinda em primeiro mão para Ialy Cintra (até rimou) será lançado oficialmente no próximo dia 25 de julho de 2011 num evento organizado pela Secretária Municipal de Cultura de São José dos Pinhais – PR. Quem sabe eu não edito meu próximo livro na fábrica de sonhos do Paraná. 

 

 

No mais posso dizer que não faz muito tempo nossa haicada de hoje fora vítima de um contato imediato de 4ª grau e agora faz parte dessa Nau coletiva marciana. Como diria o velho motoqueiro: vamos parar de leriado! Com vocês Aline Negosseki: 

 

 

Paz poderá ser
choro, latido, canção.
Basta amor...


Felicidade
é pensar poeminhas
sobre amoras.

Pela janela
o som de canto triste.
Quem poderá ser?

Que fome me dá!
Cuscuz com café
quente,
qualquer um sente.


Olhos de mel.
A rude face desse
fiel lidador.

Nos belos Ipês
se versa ao vento
a nossa canção.

Frio ou calor,
e caminha, cansado,
o andarilho.

 

REFERÊNCIAS:

http://www.alineteixeira.com/


http://minhas-palavras-secretas.blogspot.com/

4 comentários:

  1. OLha que haicai mais lindo:

    Paz poderá ser
    choro, latido, canção.
    Basta amor...

    =]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]

    ResponderExcluir
  2. Eu vim aqui me descupar pelo meu sumiço integaláctico e puxa... puxa...
    me deparo com isso!
    puxa...


    Não fui abduzida... na próxima edição da Prateleira eu falarei (resumidamente, prometo) da saga dos meus dias.

    eu não tenho palavras que dizer por me ver aqui no mítico Haicais de Domingo, ao lado daqueles que tanto admiro.

    obrigada, Daniel e marcianos... ainda desacredito...
    o dia que conhecer a Ialy vou dar uma beijoca nela!

    É incrível, estive lendo a Helena Kolody quinta feira, num exeplar referência que não pode sair da biblioteca e fiquei sensibilizada com o que eu não sabia sobre ela. Foi da roça e viveu por toda a vida o mesmo encantamento que eu... com as coisas do campo e da natureza, tão dos haicais isso! Ela da Ucrânia, eu Polônia, ambas eslavas raízes de vida nua, capestes... e em mim, alguns índios da Bahia gritam querendo (re)surgirem, é difícil sentir isso, perseguir, rastrear isso e aquele dono dessa memória não permitir o contato que me possa revelar... =( Eu não desistirei. =) Quem, com sua vista humana e parcial, entende os desígnios de Deus?

    Por isso escrevo haicai!
    se não...
    olha o tamanho do meu comentário?!!!
    e ainda ia falar (escrever) mais!!!

    abç em cada marciano!

    ResponderExcluir
  3. Espero que vc e seus escritos ainda rendam muitos comentários por aqui =]

    ResponderExcluir