Viajantes Interplanetários

domingo, 22 de janeiro de 2012

Haicais alados

Ditam as regras da cordialidade que, antes de tudo, um indivíduo deve se apresentar para somente então dizer a que veio. Quebrando o protocolo, primeiramente desejo agradecer o espaço a mim cedido pela plêiade de poetas interplanetários desse avermelhado blog, deixando com que eu, a partir dessa semana, todos os domingos, possa depositar meus humildes comentário e entrevista sobre haicaístas que inundam a web com seus poemetos.
Há algum tempo interesso-me por esse tipo de mensagem transmitida inicialmente pelos orientais e que, sofrendo algumas modificações, veio parar na Terra brasillis, por intermédio de escritores renomados tais como Guilherme de Almeida, Paulo Leminski,Afrânio Peixoto, Millôr Fernandes, entre outros. Visando objetividade e emanação de uma ideia em poucas sílabas, comecei a compor após ler sobre a obra de Matsuô Bashô e fiquei fascinado pelo gênero. Até então me limitava a escrever poemas, a meu ver, tradicionais na vida de qualquer aspirante a poeta, tais como sonetos, trovas, etc...
Minhas cordiais saudações, caros amigos e amigas, que tem o bom gosto, inteligência e por que não citar, falta de sanidade de acompanhar este espaço poético sideral.
Sem mais delongas, vamos à nossa primeira personagem que vem contagiando aos poucos àqueles que se interessam por bons escritos e boa fotografia.
Os haicais vem sempre acompanhados de ilustrações que se intrincam com os versos e vice-versa. No entanto Elisa Zambenedetti , que apesar ter nascido gaúcha vive na Bahia há mais de trinta anos, resolveu ir além. Formada em desenho e plástica pela Universidade Federal da Bahia, resolveu unir algumas de suas grandes paixões: a avifauna brasileira, a fotografia e a escrita. Em seu espaço http://avesdobrasilemhaikai.blogspot.com/ ela encanta a blogosfera mostrando belas aves acompanhadas de haicais que versam uma característica marcante da espécie.
Ela teve a gentileza de nos falar um pouco sobre seu trabalho.

Haicais de Domingo: Assim como não existe a necessidade de sermos astrônomos para que possamos observar as estrelas, não é necessário ser um biólogo para ter conhecimento de pássaros. Temos o exemplo emblemático de Tom Jobim que conhecia da avifauna melhor do que muitos ornitólogos. O que a fez ter essa admiração pelas aves e como despertou em você a ideia de relacioná-los com haicais em seu blog?

Elisa:Como explico no blog, meu interesse pela avifauna brasileira surgiu da convivência e vivências com o Fotógrafo de Natureza Emídio Bastos no exercício do seu trabalho, fotografar a natureza. Eu o acompanho em viagens e saídas fotográficas. Estou longe do nível do Tom Jobim, mas tenho aprendido muito!Essas experiências despertaram em mim não só admiração como também um vínculo emocional, estar em contato com a natureza me trás paz e equilíbrio.O Brasil é o segundo país em diversidade de aves no mundo e elas são uma fonte inesgotável de belas imagens, por isso, são um dos focos principais em nossas saídas e viagens.
Antes da criação do blog AVES DO BRASIL EM HAIKAI, eu já publicava meus textos, não só haikais mas, outros gêneros também, no Recanto das Letras como Amina Haddad, e usava as imagens do Emídio e de outros Fotógrafos de Natureza como fonte de inspiração, e, como as aves tornaram-se tema recorrente, resolvi criar o blog, não só para publicar meus textos, como também para divulgar e valorizar o trabalho maravilhoso que os Fotógrafos de Natureza do Brasil desenvolvem. Por esse motivo, prezo para que o destaque principal no blog sejam as imagens e tudo que está implícito e explicito nelas.

Saíra-Amarela


Imagem: Celi Aurora Onofre de Medeiros, Carangola-MG-Brasil - http://www.flickr.com/photos/celiaurora/3536348533/


Na bananeira
Saíra-amarela
pousa pra foto!

Haicais de Domingo: Existe alguma pretensão sua de publicar sua obra com o intuito de mobilizar as autoridades brasileiras numa maior repreensão ao tráfico de animais silvestres que vem a ser o terceiro maior do mundo, perdendo somente para o comércio ilegal de drogas e de armas?

Elisa:Iniciei o blog com a intenção de torná-lo um livro posteriormente. Julgo que ele seja uma ferramenta didática multidisciplinar, que poderia ser usada em escolas nas aulas de artes, literatura, português, ciências... como licenciada em Artes Plásticas, não poderia pensar diferente.A conscientização deve começar cedo na vida das pessoas e a escola tem um papel fundamental nesse processo.Ressalto que em meus haikais sempre haverá uma informação no mínimo, a respeito daquela ave. Pode ser para exaltá-la em sua beleza, seu canto, seus hábitos, como curiosidade, ou, como denúncia no caso de risco de extinção pela depredação do meio ambiente, pela caça e pelo tráfico.O trabalho dos Fotógrafos de Natureza do Brasil tem uma forte carga de denúncia, sem dúvida, e eu quis me juntar a isso.
Se o blog AVES DO BRASIL EM HAIKAI tiver o poder de sensibilizar as autoridades para coibirem com maior veemência o tráfico no Brasil, terei cumprido um papel social e ambiental que me deixará muito feliz!

Falcão - quiriquiri



Imagem: André Adeodato - http://www.flickr.com/photos/andreadeodato/4449685204/


Menor dos Falcões,
mata a presa no solo,
come no poleiro.

A haicaísta indica ainda aos que compartilham do prazer da apreciação de trabalhos análogos os sites da Associação de Fotógrafos de Natureza do Brasil(http://www.afnatura.org.br/) e também a REDE de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil (www.rpcfb.com.br)■

Cristiano Marcell é professor nas horas vagas e escreve nos blogs:
http://esquifedememorias.blogspot.com e http://haicaienaomachuca.blogspot.com

50 comentários:

  1. Caro Cristiano.
    Fiquei muito feliz com seu convite!
    Agradeço à ti e ao Poetas de Marte pelo espaço de divulgação e antes de tudo pela oportunidade de poder ter como fonte de inspiração a exuberância da nossa avifauna, sem a qual meus textos não existiriam!
    Abraços da marciana Elisa a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Elisa, é minha a satisfação de poder exibir aqui seu s talento e espaço!

      Muita paz!

      Excluir
    2. Parabéns pelas imagens e os belos poemas =]

      Excluir
    3. Agradeço a você pela gentileza de ceder o espaço, camarada!

      Excluir
  2. Muito boa e importante postagem. Haikais, imagnes e matéria excelentes.Parabéns Cristiano.

    ResponderExcluir
  3. Cristiano,
    Muito bom, assim você tem mais um espaço para expor seus dilatado talento. E já estreou com uma entrevista de peso. Vou seguir este blogue e desde já me sinto encantado. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair, agradeço imensamente tua presença e interatividade em meu blog!
      Beijos.

      Excluir
    2. Jair, enciclopédico amigo, é um grande prazer tê-lo aqui. É bom sempre contar com seus comentários em meus blogs.

      Muita Paz!

      Excluir
  4. Cristiano,
    Uma maravilha de espaço, Haikais de Domingo em Poetas de Marte se mostra com missão de aproximar as pessoas, oportunizar interações e trocar ideias!!!
    Eliza é Mestre no que cria, adoro seu Blog, seus Haikais e as maravilhosas imagens das aves brasileiras que nos presenteia! A entrevista está ótima, adorei! Já estou embarcando nesta Nave para seguir estes Poetas Marcianos...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Cristiano
    Maravilhosa estréia na entrevista com Elisa Zambenedetti, haicaísta imprescindível e grande representante da "Avifauna Brasileira" , autora do blog 'Aves do Brasil em haicai' que
    prima pela preservação da nossas aves, muitas em extinção. Linda entrevista neste "Poetas de Marte". Já te sigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Cristiano
    Maravilhosa estréia na entrevista com Elisa Zambenedetti, haicaísta imprescindível e grande representante da "Avifauna Brasileira" , autora do blog 'Aves do Brasil em haicai' que
    prima pela preservação da nossas aves, muitas em extinção. Linda entrevista neste "Poetas de Marte". Já te sigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, amiga!
      Fico muito feliz com teu carinho de sempre!
      Beijos.

      Excluir
    2. Elisa T. Campos, um forte abraço e seja sempre muito bem-vinda ao planeta vermelho!

      Excluir
  7. Muito bom, Marcell. Parabéns pela conquista de mais este espaço para sua poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, caríssimo amigo e talentoso escritor e poeta, muito agradecido de tê-lo por aqui!

      Seja sempre muito bem-vindo!

      Excluir
  8. Primeiro eu quero parabenizar aos idealizadores do blogue, Poetas de Marte, pela quebra paradigmática de que tudo que se refere a Marte deve ser verde; em seguida pela escolha do colaborador Cristiano Marcell, e naturalmente pela entrevista cheia de conteúdos com a Elisa Zambenedetti, que assume a causa não apenas dos haicais, mas sobretudo, da avifauna brasileira.
    Estarei mais vezes aqui para aprender com todos, e vou ao blogue da Elisa, me apropriar mais da temática aves.

    Um abraço e sucesso!

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canto de boca, esteja sempre conosco com suas comentários assaz edificantes!

      Sigamos juntos!

      Excluir
  9. Agradeço a todos pelos comentários e votos dedicados. Muita Paz a todos!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. marcell,
    eis-me aqui a acompanhar mais um projeto teu, este num formato distinto, divulgando a elisa cujo trabalho desconhecia (perdoem-me a ignorância), mas que vem desenvolvendo, ao que pude apurar, um trabalho meritório na escrita e na ornitologia. parabéns a ambos e votos de felicidades!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Muito bem vindo ao nosso Planeta Vermelho. Já conhecia o talento da Elisa e foi ótimo trazê-la para estas bandas.
    Sinta-se mais que a vontade.
    um abraço

    ResponderExcluir
  13. Massa, Cristiano! Além de ter trazido um novo formato à coluna ainda trouxe um novo público.

    E em breve o Poetas de Marte estreia o layout 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu cajuino amigo! Estou curioso com este novo layout!

      Excluir
  14. Camarada tricolor, que responsa hein!
    Mas com todo o seu talento e desenvoltura, logo de prima, se saíste muito bem. E de cara, no voo inaugural, pegasse carona nas asas de um dos mais respeitáveis espaços blogosferal; avesdobrasilemhaikai.blogspot.com,por Elisa Zambenedetti.
    Grande pedida, pois o trabalho dela é digno de exposição e conscientização.
    Cristiano, parabéns por toda a sua performance.
    Elisa, merecidamente, parabéns pelo conjunto do seu trabalho.
    "Poetas de Marte", valeu mil!!

    Abraços à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, sua presença sempre marcante em meu blog e as palavras do teu comentário, só me estimulam!
      É ótimo encontrar pessoas q entendem e valorizam o nosso trabalho!
      Beijos.

      Excluir
    2. Grande Júlio, confrade tricolor!

      Excluir
  15. Vim conferir a entrevista e saio com mais apreço e admiração pela pessoa de Elisa que, tanto nos haicais delicados e bem elaborados, quanto nas imagens dos diversos pássaros que nos apresenta, faz um trabalho lindo de inserção social e ambiental. Que beleza!
    um grande abraço, carioca

    ResponderExcluir
  16. A Elisa e ou Amina como a conheci no Recanto das Letras abraçou esta bela missão, muito mais que lindas fotografias, no seu fantastico blog, há o grito pelas especies que possam estar à beira de uma extinção.Creio que sua obra venha ser de utilidade didatica aos orgãos que primam pela preservação neste pais onde ainda pouco se faz, mas é preciso que as Elisas estejam ativas e abraçando mais pessoas como tem acontecido e assim veremos a união de forças recriando o sonho.
    Parabens pela entrevista.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Toninhobira, agradeço sua presença neste espaço!
      Muita paz!

      Excluir
    2. Caro amigo, sempre mto preciso em suas percepções e colocações.
      Grata sempre pelo carinho!
      Beijos.

      Excluir
  17. Adorei a entrevista com a Elisa, acredito que o Blog dela seja uma semente apenas, ela voará mais alto na concretização da sua linda missão.
    Gostaria de parabenizar este espaço pela oportunidade e a própria Elisa, por ser quem é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Diana, boa noite!
      Muito obrigado por estar presente aqui neste espaço! seja sempre muito bem-vinda!

      Muita Paz!

      Excluir
    2. Querida amiga, obrigada pela fé q depositas em mim!
      Beijos.

      Excluir
  18. Que legal ver a Eliza por aqui!!!Adorei!!abraços praianos aos dois,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga conterrânea, legal é ter vc por aqui, ali e acolá!
      Curta bastante prq o verão por aí dura pouco.
      Beijos.

      Excluir
  19. Prezada Chica,

    Bom tê-la por aqui! Volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns aos Poetas de Marte, pela iniciativa desse espaço para entrevistas. Conhecer um pouco mais sobre Elisa e seu belo blog faz com que eu a admire ainda mais , pois lá existe uma reunião de sensibilidades a favor das aves , da poesia e da fotografia, que merecem ser divulgadas. O Blgo avesdobrasil mostra a vida na natureza e contribui para a concientização e preservação do meio ambiente. Paraéns Elisa, por tua bela entrevista!Beijos,Vilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma Piva, muito boa tarde!

      Obrigado por sua presença nesse espaço!

      Volte mais vezes sendo, tenha certeza, muito bem-vinda!

      Muita Paz!

      Excluir
  21. Muito interessante este espaço. Prometo voltar. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Parabéns à poeta Elisa e ao entrvistador Cristiano!
    Muita delicadeza e sensibilidade na fala e na escrita, conheci e já sou seguidora do blog "Aves do Brasil em Haicais"...

    ResponderExcluir