Viajantes Interplanetários

E-MARTE: Cadastre-se para receber nossas novidades em primeira mão!

domingo, 17 de junho de 2012

Haikais que são uma pintura

A metrópolis literária paulista não é composta somente pela dura poesia concreta de suas esquinas, como sugere a letra da canção do tropicalista. Mais uma vez vislumbramos aqui nessa coluna dominical o talento de mais uma escritora que vive sobre a melancólica garoa. Elisa T. Campos, dentre outros talentos, tem o de elaborar quadros haicadistas que deixam atômitos a todos que visitam seu espaço Pintando Haikai(http://pintandohaikai.blogspot.com.br/).

Ela nos fala, numa conversa informal, transmitindo sobretudo um ar de humildade característico daqueles que possuem um talento inato, sobre o quão prazeroso e vital os poemetos orientais são para suas composições.

Haicais de Domingo - Em que momento a sua poesia oriental passou a fazer parte de seus versos?

Elisa Campos - Foi quando Andréia, uma sobrinha me presenteou com o Livro "CEM HAICAISTAS BRASILEIROS" de Roberto Saito,H. Masuda Goga e Francisco Handa e umas apostilas sobre haicais que ela usou numa aula de literatura da Faculdade de Letras. Quando li o haicai de Alice Ruiz "FIM DO DIA/PORTA ABERTA/O SAPO ESPIA" foi como se um filme tivesse se desenrolado da minha infância. Esta cena comum no interior e registrada nesse haicai me fascinou. Induziu-me até a fazer uma oficina com a própria Alice Ruiz aqui em São Paulo. A partir daí, o meu interesse por essa poética foi aflorando e hoje foco como referência muitos grandes haicaístas: Matsuo Basho, Kobayashi Issa, Masuda Goga, Teruko Oda, Paulo Franchetti, Edson Kenji Iura, Francisco Handa, Nelson Savioli, Pedro Xisto, Oldegar Vieira, Luis Bacellar, Anibal Beça, José Marins, Terezinha Canabarro, Monica Martinez, Alvaro Posselt, Henrique Pimenta, etc.


Rumo ao sítio

Bougainvílleas na estrada

Passeio promete

(Elisa T. Campos)

Haicais de Domingo - Como você faz para compor seus versos e aliar às belas pinturas que faz?

Elisa Campos - Na verdade sempre tento me inspirar nos quadros que já tenho. Acho que esta prática foge da verdadeira essência do haicai (captação do momento transitório), pois posso fazer, refazer e desfazer desta poética a qualquer momento, é instigante. Aprecio muito utilizar nas imagens o recurso do phootoshop recortando parte de uma pintura e inserindo em outra ou vice-versa (conforme ilustração acima). Quando tento pintar um quadro fazendo a releitura de um haicai já escrito nem sempre consigo o efeito desejado. Desfaço a pintura repincelando com gesso acrílico branco e deixo num canto até que uma nova idéia venha a fluir.

No rio de inverno

Desce solitário canoeiro

Removagueando

(Elisa T. Campos)

Haicais de Domingo - Você possui publicações?

Elisa Campos - Tenho muitos haicais publicados no JORNAL NIPPOBRASIL (ora inativo) e que agora estão sendo publicados na coluna HAICAIS do JORNAL NIPPAK (periódico semanal que circula aqui em São Paulo) sobre supervisão e seleção dos grandes haicaístas EDSON KENJI IURA (membro do Grêmio Haicai Ipê) e FRANCISCO HANDA (monje budista e instrutor de haicai Zazen, também um dos fundadores do referido Grêmio).

Colheita de Verão

Retinindo no roçado

Roxas berinjelas

(Jornal NippoBrasil - Ed.16 a 22 de fev./2011)

Haicais de Domingo - Em Pintando Haikais, seu universo particular, vemos a presença frequente de um determinado animal de estimação (rsrsrs). Fale sobre êles!.

Elisa Campos - Eu sempre gostei de bichos. Os meus haicais são sempre focados na natureza (fauna e flora). Depois que dois cães (boxers) se foram e a minha calopsita de estimação fugiu, essa gata (recém-nascida) apareceu próximo ao portão. Acho que foi ela quem nos escolheu (uma dádiva), pois meu marido que dizia não gostar de bichanos se apegou tanto que sempre que a gata faz poses inusitadas ele sempre me chama dizendo: - Corre vem tirar a foto de sua inspiradora em haicais! (rsrsrs)


Réstias de sol

Nesta manhã de inverno

A gata aproveita

(Elisa T. Campos)

Haicais de Domingo - A sua formação acadêmica é relacionada com as artes ou trata-se de autodidatismo?

Elisa Campos - A minha formação acadêmica não tem nada a ver com as artes. Sou Bacharela em Direito e trabalhei no Tribunal de Justiça onde me aposentei. Já em artesanato sou autodidata, um hobby que até hoje quando posso me aventuro fazendo quadros em 3D, pintando vasos, praticando ikebanas, moldando velas, flores de biscuit etc.. Gosto de releituras do que faço. Estas velas com as dançarinas feitas de massa de biscuit aramado nasceu do quadro que pintei na época que fazia (bio-dança) uma modalidade de ginástica no espaço de Luiz Antonio Gasparetto. De certa forma a minha poética com a arte está sempre inserida e interligada com os meus momentos de vivência, como os haicais que singelamente capto dos jardins. Nas pinturas em telas com exceção das técnicas mistas, muitas vezes conto com o auxílio da minha vizinha e mestra Satie Kawagushi, renomada artista plástica.


Ágeis compassos

Divas dançam no tablado

Passos de haicais

(Elisa T. Campos)

Haicais de Domingo - Você considera a weblog uma ferramenta que contribui significativamente para a divulgação de outros tipos de poemas menos falados por aí, tais como os rengas, haiku, tanka, fibhaikais, limeriques, entre outros ?

Elisa Campos - Sim. Sendo todas essas modalidades de poemas desconhecidos para muitos é de bom alvitre utilizarmos a internet como meio de disseminá-las. Muitos dos amigos que compartilho nos blogs não conheciam e alguns deles (excelentes poetas e cronistas) se tornaram também excelentes haicaístas e hoje sou eu quem me encanto e aprendo com êles. Este espaço "Poetas de Marte" é uma grande ferramenta para essa divulgação por contar com grandes haicaístas como você, sempre estabelecendo vínculos com outros poetas.

Elisa, para o enrriquecimento de nossas almas, segue pintando o sete além dos outros dois versos pentassílabos.▄

Cristiano Marcell é professor nas horas vagas e
escreve regularmente nos blogs
http://esquifedememorias.blogspot.com
e
http://haicaienaomachuca.blogspot.com

31 comentários:

  1. Que maravilhosa entrevista com a Elisa!! Cada dia mais admiro sua arte.Belos, delicados e muito poéticos seus haikais.Pinturas lindíssimas.Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, prezada Regina, por prestigiar mais uma vez esse espaço!

      Excluir
    2. Regina,grande haicaísta de "Poetando-Haicais", obrigada.

      Excluir
  2. Obrigada Cristiano Marcel, talentoso haicaísta pela oportunidade da entrevista.
    Apesar de a internet não ter conseguido captar a ilustração ( das velas das dançarinas), te peço mil desculpas pela lacuna.
    Mas, ficou maravilhosa a sua postagem, como sempre.

    Obrigada pelo carinho, Regina.

    Um bom domingo para todos.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que tenho de me desculpar, prezada amiga! Pena não poder ter disponibilizado todas as imagens que você cedeu gentilmente!

      Excluir
  3. Cristino... Mais uma vez um sucesso de entrevista e uma dádiva para nós ter Elisa com suas pinturas que desenham seus maravilhosos Haikais ou seus Haikais que se grafam em suas telas iluminadas!!!
    Tenho para mim, cada vez mais, que São os Haikais possibilidades de liberar a Alma em voos plenos, lépidos bater de asas que pintam e narram a vida! Nisto Elisa é Mestre!!!
    Parabéns Elisa, obrigada por nos brindar com seu talento!!!
    Abraços Cristiano, aplausos pela entrevista com Elisa e continue nos apresentando os Poetas de Marte, e seus Haikais de Domingo!!!

    Um grande abraço para você Elisa e para você Cristiano!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Terezinha Canabarro, outra grande haicaísta que adoro do blog
      "Só Haikai", muito obrigada.

      Excluir
  5. A cativante haicaísta Elisa Campos, no seu aconchegante blog, nos brinda com Haicais coloridos, graciosos; harmoniosos com as suas belas pinturas e imagens do seu sagrado jardim. Admiro muito , também, o seu carinho com seus visitantes.
    A Elisa, pra mim, é uma grande cyber sister. Desejo pra ela as melhores inspirações e fé'licidades!
    Elisa, tudo de ótimo!

    Cristiano, valeu mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença, meu caro amigo!

      Excluir
    2. Julio Machado, my cyber brother de "De repente Haicai"
      Obrigada.

      Excluir
  6. kibommmmm, Elisa Campos no foco de Cristiano Marcell... show de entrevista/entrevistador e entrevistada... saudaçoes aos dois... já tomei imagens emprestadas com Elisa, pois inspiraram-me belos tankas... esse cantinho aqui se mostra belo e grande pelo seu talento Cristiano e quem vem com certeza tem o mesmo sentir dessa energia que voce coloca nas entrevista que faz sucesso duplamente... Elisa, parabens menina grande por talento e criação contagiantes... bjuuu nos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, caríssima Luna di Primo!

      Excluir
    2. Luna, minha nova amiga do blog "Luna Di Primo, gosto de compartilhar.Muito obrigada

      Excluir
  7. Caro amigo,

    Não posso deixar de postar aqui meu comentário sobre Elisa. Uma pessoa que dá vida a arte e põe arte na vida. Dá vida as formas e da formas à vida. Mostra pra gente aquilo que está latente em nosso íntimo... De uma maneira mágica nos coloca a ouvir as mais inusitadas conversas de suas criaturas. Não tem como não apreciar seus trabalhos,pois, são maravilhosos!
    Bom, tenho que agradecer e parabenizar pela entrevista. É de
    riquezas como essa que precisamos em nossos dias!

    Obrigado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Érico, seja sempre muito bem-vindo!

      Excluir
    2. Erico,talentoso poeta de Conjecturas poéticas e Conjecturassom, muito obrigada.

      Excluir
  8. Maravilha de entrevista! Elisa Campos é uma haicaidista de muitos talentos.
    Deixo meu abraço a amiga Elisa e ao Cristiano por nos trazer a magia e a competencia de Elisa! Beijos aos amigos poetas!
    Vilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela gentileza de seu comentário, prezada amiga!

      Excluir
    2. Vilma, grande poetisa de Poesias e Prosas, obrigada

      Excluir
  9. Limerique

    Existe ente no Planeta que avisa
    Que nas artes se alevanta a poetisa
    Criadora inaudita
    Futilidade evita
    Pintora, poeta, escritora Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair Clopes de "Hai Kai dentro" talento em limeriques, haicais e muito mais.
      Obrigada.

      Excluir
  10. Elisa sempre emociona muito, tamanha sensibilidade que ela coloca em seus escritos, sejam textos, contos, poemas ou haicais. Cada post seu no blog é uma linda e rica surpresa.
    Um beijo, minha querida!!! que voce continue sempre e cada vez mais inspirada, para o nosso deleite e prazer de te ler...

    Parabéns, Cristiano, pela escolha! abraços

    ResponderExcluir
  11. Liz
    Sensibilidade nata que sempre presenteia com lindas cerejas no
    "Como as Cerejas da minha Janela"
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Cristiano congratulações pela bela entrevista com a haikaitista
    Elisa T.Campos foi enriquecedor conhecer o trabalho desta poeta rica em criatividade e em plenitude com muitos ramos da arte.
    Um momento especial conhecer mais uma vez em tua coluna o universo do haikai.
    bjs de violetas aos dois Poetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli
      talentosa poetisa e haicaísta, obrigada pelo incentivo.
      bjs.

      Excluir
  13. Amigo Cristiano,
    Vim do blog da amiga Elisa lhe parabenizar pela interessante e importante entrevista.
    A sabedoria da resposta começa com a inteligência da pergunta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, meu caro amigo! Muitíssimo obrigado pela lisonja!

      Excluir
    2. Bento, querido amigo
      Seu elogio é gratificante. Realmente o entrevistador é de uma inteligência nata.
      Obrigada.
      Um grande abraço.

      Excluir