Viajantes Interplanetários

domingo, 1 de julho de 2012

Os ventos trazem haikais

Haicais de Domingo

[eu.jpg] Arnoldo Pimentel (Parte I)

Pode se dizer que o município de Belford Roxo, situado na baixada fluminense do estado do Rio de Janeiro, é recente cronologicamente, haja vista que sua emancipação ocorreu há pouco mais de vinte anos, entretanto sua idade cultural é secular. Um dos motivos do engrandecimento intelectual dessa região se deve a presença do poeta Arnoldo Pimentel. O mais velho de sete irmãos descobriu seu talento inato ainda aos dezesseis anos e nunca mais se afastou desse labor deveras prazeroso.

SEDE

A chuva chega
Para saciar a sede
De viver livre

(Arnoldo Pimentel)

Na blogosfera, com efetiva e competente atuação, escreve, dentre outros, no espaço Haikais no ventos, um blog onde mostra seus poemetos sempre repletos de crescente beleza e sensibilidade.
Ele conversou comigo e, hoje, publico a primeira parte de nossa troca de ideias.

Haicais de Domingo: Sabemos que sua iniciação no mundo da literatura se deu muito cedo, mas, diga-nos: qual foi o real ponto de partida para você depositar num papel toda sua poesia?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlzr4iHE1_77hLaf9rAgEHPVgmhZPiSugzc-Oz8Mwl0ivkgOHvrZwBBT4NjKQ1DH9EbBEhysypQi7yI2gRt9ufU0VHbJVWMoQ1BYm46OPu6ptBJYGwT6KqUu9vQYLOs_GLwUa_8eWclOwF/s220/nuvens.jpg

Arnoldo Pimentel: Talvez por eu ter começado a ler muito cedo. Eu lia tudo que chegava em minhas mãos. Com quatorze anos eu mesmo comprava meus livros, a maioria na livraria da Edições de Ouro, que existia perto da praça da Liberdade em Nova Iguaçu nos anos 70. Naquela época eu comecei a escrever, mas o ponto crucial foi quando conheci meu irmão Cláudio Rangel. Ele já era músico, bem jovem e, apesar de termos a mesma idade, eu aprendi muita coisa com ele na poesia, no amor, na liberdade e no trato com as pessoas.

ANJO

Anjo sem asas
Livre como pássaros
Em busca do lar

(Arnoldo Pimentel)

Haicais de Domingo:Seus haikais pressupõem, na maioria das vezes, um ambiente de nostalgia e um clima muito familiar:

CAFÉ EM FAMÍLIA

Café da manhã
Pão quente e manteiga
Benção na mesa ?

A sua poesia é muito influenciada pelo ambiente familiar em que viveu e cresceu no suburbio do Rio?

Arnoldo Pimentel:Acho que por ter sempre convivido com muitas pessoas no ambiente de trabalho, escola, no esporte, onde também tive experiência em orientar e sempre cercado por muitos amigos e por ter família grande, tanto na parte paterna quanto materna, e preferir ler livros e assistir filmes que tratam de pessoas, urbanas ou não, meus poemas e contos são na maioria das vezes de relações humanas onde a nostalgia, a solidão, a incerteza, a amizade e desilusão estão sempre presentes.
CIGARRO

Olhar na janela
Cigarro encostado
Dia frustrado

(Arnoldo Pimentel)

Haicais de Domingo:Como conheceu os Haikais?

Arnoldo Pimentel:A primeira vez que li o termo foi numa matéria de jornal, gostei e fui pesquisar e comecei a tentar escrever até pegar o jeito, mas sei que ainda tenho muito a aprender.

BALANÇO

Sentou no balanço
E no acalanto do tempo
Deixou-se levar

(Arnoldo Pimentel)

Haicais de Domingo:Fale-nos dos Gambiarra profana e Pó de poesia, do qual você faz parte atualmente e se apresenta nos centros culturais e escolas da Baixada Fluminense do Rio.

Arnoldo Pimentel:Eu conheci o Pó de Poesia através do poeta Márcio Rufino, que me convidou a participar do grupo. O Pó de Poesia é formado por poetas de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita e minha primeira apresentação no grupo foi na Casa de Cultura Sylvio Monteiro, onde tive a honra de conhecer além do Márcio, poetas como Sérgio Salles-Oigers, Lenne Butterfly, Ivone Landim, Jorge Medeiros, Fabiano Soares da Silva, Roselene Jorge dos Ramos, Rodrigo Souza e outros. O Gambiarra Profana foi através do poeta Sérgio Salles-Oigers. Apesar de ter recebido o zine do Gambiarra no Sylvio Monteiro, deixei uns quinze dias na gaveta e só depois fui conhecendo o trabalho do grupo, que passei a fazer parte quando o Pó de Poesia fez uma entrevista com o Sérgio.

LUAR

As pedras frias
Excitadas pelas ondas
Gozam ao luar

(Arnoldo Pimentel)

O Gambiarra Profana é um grupo que me identifico muito, por sua forma agressiva e livre de se apresentar, com o Sérgio tenho três poemas musicados por ele (Vazio, Ventos na Primavera e Libido que ele tem também parceria na letra), para sentir o Gambiarra Profana, sua força é preciso estar junto, ver de perto nosso trabalho. Com o Gambiarra Profana e a Folha Cultural Pataxó publiquei dois livros: Ventos na Primavera (2010) e Nuvens (2011) e com certeza meu próximo livro será também com a parceria, pois acredito no trabalho. Abaixo uma definição do Gambiarra Profana.

REVOADA

Revoada
Busca de algum lugar
Se reencontrar

(Arnoldo Pimentel)

Daqui a uma quinzena, o poeta estará novamente junto a nós, para terminar nossa prazerosa conversa. Um ótimo domingo a todos!

Muita paz!

Cristiano Marcell é professor nas horas vagas e
escreve regularmente nos blogs http://esquifedememorias.blogspot.com
e http://haicaienaomachuca.blogspot.com

40 comentários:

  1. Bom dia Cristiano, só tenho a agradecer a oportunidade e dizer que pra mim é uma honra ser entrevistado e publicado nesse espaço tão importante para a poesia.Deus te ilumine sempre amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tua fã número 1.
      Um xero pra ti.

      Excluir
    2. Prezado poeta,

      Sigamos juntos nessa seara. Agradeço sua colaboração para esse weblog.
      Muita paz!

      Excluir
  2. Cristiano, Arnoldo, bom dia!
    Gostei muito de conhecer um pouquinho mais desse amigo e poeta querido, eu gosto muito de ler o poeta Arnoldo. Ele transmite serenidade, algo gostoso de sentir, um resgate da infância e do ambiente familiar de uma forma muito bacana. Parabéns ao entrevistador e entrevistado, um ótimo domingo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito agradecido, cara Ivana!

      Seja sempre muito bem-vinda a esse espaço!

      Excluir
  3. Bom dia aos dois escritores aqui presentes, Cristiano e Arnoldo.
    Fiquei emocionada com a entrevista e a mistura dos Haicai, ficou belo e expressivo. Tambem gostei de aprender um pouco, pois foi pouco, sobre o nosso poeta Arnoldo, mas pelo que li, virão mais e mais noticias...Que bom!
    Gostei desse blog., e vou ficar por aqui...Seguindo!
    Arnoldo Parabens adorei te ler e te conhecer.
    Cristiano, ja fiz alguns Haicais e digo: Adoro escrever e escrever e haicais são para poetas que conseguem conter e transmitir em poucos versos, palavras tudo que lhe vai pela alma...
    "Visitas lindas...
    Oh, mundo Virtual.
    Agradecida!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado, minha cara! Volte mais vezes e contribua com comentários construtivos para que, juntos,possamos aprender mais a cada postagem!

      Muita paz!

      Excluir
  4. Limerique

    Profunda sabedoria emana
    Desse profeta da semana
    Quer conhecê-lo?
    Basta fazê-lo
    Está no Gambiarra profana.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal e tão bom ver mais do Arnoldo e suas poesias e escritas. abraços aos dois,chica

    ResponderExcluir
  6. Muito bom amigo,,,é sempre bom a gente conhecer um pouco mais dos amigos como Arnoldo...abraços de boa semana...

    ResponderExcluir
  7. Arnoldo é um talento do cacete e um cara generoso, simples e do bem. Parabéeeeeens pela entrevista!!!

    ResponderExcluir
  8. Bela entrevista! Parabéns ao Poeta Arnoldo e a você Cristiano!
    Estarei visitando o blog deste maravilhoso haicadista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender, estimada Vilma! Tenho certeza!

      Excluir
  9. Arnoldo Pimentel é um poeta de grandes inspirações que nos presenteia com seus belos textos poéticos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Cristiano,parabéns por essa entrevista com o escritor Arnoldo Pimentel,do qual sou fã de carteirinha tb!Excelente prosa!bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimada Anne! Agradeço demais a gentileza de seu comentário!

      Excluir
  11. É mais Bashô na baixada!

    Valeu a entrevista, parabéns ao Arnoldo pela poesia e atividade!

    Abraços, bons caminhos...

    ResponderExcluir
  12. Para adquirir o livro Nuvens, de Arnoldo Pimentel, entre em contato:arnoldopimentel@gmail.com ou gambiarraprofana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Cristiano, tudo bem?
    Parabéns para você e parabéns ao amigo Arnoldo, que já acompanho o seu trabalho há quase dois anos. Muito bom, assim como toda coerência das letras do Arnoldo sem sua participação aqui na blogosfera em suas intervenções. Um trabalho apaixonante que me edifica.
    Grande abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  14. Caro Cristiano

    Gosto muito dos haicais de Arnoldo Pimentel.Também é um excelente poeta. E sua interessante entrevista fez com que eu o conhecesse
    melhor.
    Parabéns aos dois.
    Um lindo domingo para todos.
    Abçs

    ResponderExcluir
  15. ahhhhhhhh... rsrs... meu protesto, rsrs, logo o domngo que não pude vir, a entrevista foi com meu amigo Arnoldo Pimentel? ahhh... queria ser a primeira a assinar aqui... rsrs... mas tá bom, pelo menos não perdi... li, sorvendo cada cada letrinha bem devagar para apreciar o brilhantismo desse poeta, sua serenidade... dono de haicais que nos emudece de tanta beleza, tudo que ele escreve é bonito, tem mensagem...
    E voce Cristiano Marcell... Ah, voce é nosso... Mostrando seu talento se entregou a nós com tanta coisa bonita que faz, começando dessa imperdiiiivel página de entrevista... bjuuu de linda semana a voces dois.

    ResponderExcluir
  16. Que Haikais tão lindos! *-*
    Parabéns pelo talento Arnoldo, seus Haikas são de uma sensibilidade ímpar.
    Valeu Cristiano por tão agradável descoberta.
    Ansiosa pela segunda parte,

    :*

    ResponderExcluir
  17. Cristiano, que rico presente nos deu com a entrevista do meu amigo, se assim o posso dizer,meu amigo Arnoldo.Sempre o leio e sou seguidora.Parabéns pelo seu trabalho e também por nos brindar com tanto brilho nas letras.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, prezada Marli, pela gentileza de seu comentário!

      Muita paz!

      Excluir
  18. prezado amigo cristiano,ainda não havia tido o prazer de conhecer este seu espaço lindo vim prestigiar a entrevista linda do poeta
    nosso querido Arnoldo Pimentel exelente adorei ler e saber umpouco mais deste poeta que admiro muito deixo um abraço aos dois desejando muito sucesso saude e paz bjs com carinho marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado, minha cara!

      Seja muito bem-vinda!

      Excluir
  19. Olá Cristiano,

    O Arnoldo é um poeta de talento e sou fã de seus haicais. Tenho acompanhado o trabalho dele nos blogs e gosto muito.
    A entrevista foi excelente. É sempre bom conhecer um pouco mais
    sobre os amigos blogueiros com os quais nos relacionamos.

    Abraço aos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, minha cara! Não perca a segunda parte da entrevista!

      Excluir
  20. Olá, grande amigo Cristiano!
    Desculpe a demora!
    Conheço o amigo Arnoldo Pimentel de alguns blogs e, pelos seus sábios comentários, percebe-se que se trata de alguém de talento culto.
    Foi bom conhecê-lo mais um pouco neste seu espaço, que o denomino de berço cultural.
    Seus haicais são mesmo um primor poético.

    Deixo para ambos um abraço.

    ResponderExcluir