Viajantes Interplanetários

sábado, 13 de outubro de 2012

MILKSHAKE LITERÁRIO

OLINDA TE ESPERA EM NOVEMBRO


Nelson Rodrigues


Aloha :D

Desde agosto, ou muito antes, ando ansiosa pela chegada da oitava edição da Feira Internacional Literária de Pernambuco, ou simplesmente, FLIPORTO. A feira será realizada aqui em Olinda pelo terceiro ano consecutivo entre 15 e 18 de novembro, centralizando suas atividades na Praça do Carmo.
O tema deste ano “A Vida é um Espetáculo” homenageia Nelson Rodrigues, centenário escritor, dramaturgo e jornalista pernambucano que foi personagem de algumas postagens especiais aqui no MilkShake.


Fliporto 2012 - A Vida é Um Espetáculo

De praxe teremos o Congresso Literário que sempre conta com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais das letras e das artes, a Fliporto Criança é voltada para o incentivo e a propagação da leitura entre os pimpolhos e no Cinefliporto você encontra curtas e documentários relativos a temática adotada pelo evento. Já a Ecofliporto promove oficinas, distribuição e plantio de mudas com árvores nativas. E ainda contamos com a Fliporto Gastronomia, Feira do Livro, Blog Literário, Oficinas, TOC140 e o Porto da Poesia. Este ano a Fliporto produziu também a segunda edição da revista ArtFliporto que continuará sendo quadrimestral e teve seu lançamento no dia 24/08, na Torre Malakoff às 19h. Ela também será vendida nas bancas e várias livrarias das capitais brasileiras além da versão On-line.

Revista ArtFliporto


E você pensa que para por aí? Enganou-se! A cada ano o evento se inova e volta com adoráveis novidades. A E-Porto Party produzirá debates e palestras sobre os conceitos da economia criativa aplicada a literatura. E a maior novidade deste ano para mim é a criação da Clilo (Casa do Livro Infantil e da Leitura em Olinda), que será inaugurada dia 17 de outubro e ficará aberta durante todo ano no largo do Amparo. Isso mostra que a Fliporto procura realizar atividades duradouras e de ações continuas. Mal posso esperar para fazer uma visita ao lugar que abrigará uma biblioteca infantil e um memorial sobre o evento.
Só para vocês terem uma idéia da grandiosidade dos números na cidade:

Na última edição, realizada em2011, a Fliporto recebeu cerca de 80 mil pessoas durante os cinco dias de evento. A movimentação financeira em Olinda foi de R$ 10 milhões, beneficiando os setores hoteleiro, gastronômico e, principalmente, editorial. A Feira do Livro, por exemplo, envolveu 15 editoras e registrou comercialização superior a 15 mil títulos. Em uma área de 20 mil metros quadrados, recebeu 46 autores e convidados, realizou 20 painéis e exibiu 27 filmes.*

Também gostaria de comunicar que Fred Caju ficou em primeiro lugar no TOC140 – Poesia no Twitter Fliporto. Claro que o MilkShake fará a cobertura na premiação :D

Desde já todos estão convidados, nós vemos lá!

Mahalo :*
@LyCintra






4 comentários:

  1. Uma bela e importante programação cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Arnoldo!
      Praticamente moro na Fliporto :D
      Deveria haver mais movimentos desse tipo nas cidades.
      Obrigada pela visita, grande abraço.

      Excluir
  2. Estarei lá, com certeza!
    Vou até ver no site da Fliporto se já saiu a programação definitiva, da última vez que vi só havia a lista de autores convidados.

    Ah! E parabéns ao Fred Cajú pela classificação TOC140! Votei nele não só pela indicação de Ialy, mas porque adorei a poesia dele.

    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuul \o/
      Mais um evento juntas Ana! #Ansiosa
      Muitas palestras e filas de autógrafos *-* hahahaha

      Beijinhos e obrigada pela visita :*

      Excluir