Viajantes Interplanetários

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

.

Como não pensamos em separar o Nordeste do restante do país antes?


Então há a ideia de laicizar o Nordeste do restante do país! Ótimo – para eles -!
O Nordeste carregou financeiramente o Brasil por 400 anos. Foi lá que durante 400 anos a agricultura alimentou a nação brasileira, a cana-de-açúcar foi responsável pela industrialização do sudeste e sul, lá estão as primeiras faculdades do país, lá está a primeira capital, lá está o polo tecnológico, petroleiro, lá está nosso sal, lá está a riqueza “esquecida” e a nossa cultura. Vamos sim separar aquela região, porque ela não merece nossa incultura, eles são civilizados demais para pertencer ao Brasil.
Eles nos deram Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Rachel de Queiroz, Gregório de Matos, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira dentre outros.
Então vamos... Retiremo-nos da história nordestina, somos incultos demais para pertence-la. No litoral desenvolvimento, no interior dificuldades – por causa da falta de investimentos -, fome, miséria. Mas não é por isso que eles perdem o sorriso do rosto, e quando podem nos dão exemplos de luta, de honestidade e de sabedoria (algo em fata, aqui no “Brasil”).
Os poucos esforços para diminuir o sofrimento desses brasileiros honrados, são primariamente atacados... Não podemos dar emprego para quem passa fome, quem está com fome dá-se comida. Emprego e educação são os passos subsequentes. É fácil bradar contra essas medidas de distribuição de renda quem está em seu apartamento de luxo, ou acha que é muito rico porque comprou um carro com parcelas a "sumir de vista".
Pois bem povo brasileiro, sou goiano descendente de paulistas e mineiros, mas quando o Nordeste se tornar independente, quero ser um nordestino, com muito orgulho e muito amor. Quem envergonha o país é o preconceito e a corrupção – do povo, antes da do governo.
João Tomaz Sobrinho Neto
Discente do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador sobre Direitos Humanos, e Direito e Religião.

Um comentário:

  1. Boa noite Jair.
    Eu adoro os nordestinos, só acho que eles não merecem esmolas e sim água com a transposição do Velho Chico, não só aos ricos fazendeiros; educação e oportunidades de empregos.
    No Brasil, negro e nordestino não tem vez, por mais cultura que tenham.
    Volte sempre.
    Bárbara

    ResponderExcluir