Viajantes Interplanetários

sábado, 27 de dezembro de 2014

Cinemarte



Preces cinéfilas


Por um cinema nacional com menos comédias televisivas (com menos Leandro Hassum, de preferência). Brasileiro gosta de rir (inteligentemente) e também de chorar, se assustar, torcer, suspirar, entrar em choque, pensar. Que o Brasil continue a investir em outros gêneros, que se arrisque mais em novas narrativas (como tão bem alguns diretores estão fazendo ultimamente e sendo bem sucedidos artisticamente nestas incursões). Que o público se reconheça e dê audiência e bilheteria não só aquilo que a Globo Filmes divulga.
Por um cinema hollywoodiano com menos adaptações de histórias em quadrinhos. Elas podem ser muito divertidas, quando bem-feitas, mas enfadonhas se a perspectiva de novidades são apenas continuações e transposições de heróis tão interessantes quanto o “homem-grilo”, “homem-formiga”, “homem-barata” ou qualquer outro ser extraordinário com super poderes.
Por um cinema estrangeiro (não somente americano ou europeu, claro) que venha nos salvar de toda mediocridade a qual não estaremos livres nas salas de exibição.
Por mais salas de cinema de rua a conservar a tradição cinéfila.
Que o cinéfilo consiga ir mais ao cinema do que no ano anterior, sozinho ou acompanhado.
Que o cinéfilo possa assistir a todos os filmes que deseja e os odeie e ame com o mesmo afinco. É do amálgama entre paixão e raiva que surgem os novos clássicos.
Que os críticos continuem com seu mau humor só para que possamos mostrar o quanto estão errados ao apoiarem demasiadamente ou denegrirem injustamente determinada obra.
Que surjam novos realizadores, atores e atrizes, novos profissionais capazes de manter a magia que é assistir a um filme (independente do formato: cinema, DVD, baixado pela internet, streaming, mutilado na TV).
Que filmes bons e ruins sejam assuntos nas conversas de bar, almoços, redes sociais, mobilizem pessoas a mudarem a si próprias ou as façam se divertir, pelo menos.
Que o cinema continue a ser cinema que já está de bom tamanho.
Seria pedir demais?

3 comentários:

  1. hahahaha, prece super aprovada Wesley!
    Só acrescentaria: Que os hackers desocupados não tentem estragar as superproduções cinematográficas ;)

    Grande abraço e um 2015 cheio de cinema para todos nós :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima sugestão, Ly!

      Um feliz 2015 (literário, cinéfilo, musical) a todos nós!

      Excluir
    2. Infelizmente as primeiras notícias de 2015 para os cinéfilos não são muito legais... =/

      http://blogs.diariodepernambuco.com.br/diretodaredacao/2015/01/05/o-the-end-mais-triste-de-todos/

      P.S; Lembrei do seu post sobre as locadoras, há uns dois anos...

      :*

      Excluir