Viajantes Interplanetários

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

É NODA! — #08


PELO DIREITO DE SER BOM
“O medo superou todas as possibilidades/ (...)/ Nos deu sapiência
para saber que a poesia/ Não põe mesa na terra dos fracos”
(Lucas Holanda)


Se um bom professor consciente da sua capacidade profissional, do trabalho que realiza em sala de aula e do seu valor social disser: “sou bom”, acho que nenhum filho da puta vai olhar torto ao honrado cidadão. Policiais, advogados, jardineiros, jornalistas, prostitutas, ou seja lá o que for, também tem esse direito(?) de demonstrar a sua utilidade pública.
Entretanto, entre nós existe uma categoria maldita que vive andando pelo mundo de cabeça baixa; que quando muito, classifica o seu trabalho como razoável. Platão estava certo, essa galera realmente não deveria ter vez...
Se uma pessoa em pleno gozo de juízo todos os dias vai à sua estante ou dá um rolê pelas bibliotecas para ler clássicos, bem como todo santo dia liga seu pecezinho e navega atrás de novidades, tomando notas e rabiscando um ou outro poema ali e aqui diariamente, batendo aquele papo com quem também tá na mesma missão for ruim... Realmente, temos um profissional em incompetência.
Agora se o poeta faz o seu dever de casa e diz: “sou bom”, a casa caiu. Garanto que vai ter gente sem levá-lo a sério, gente pra diminui-lo ou algum bom cristão para lhe enfiar uma colherada de humildade goela a baixo. E sabe qual é o resultado? Porco capitalista curtiu isso. Taí um mercado editorial perverso colocando o cabisbaixo poeta no seu lugar.
Bukowski fala que a autoconfiança e o não se por em dúvidas geram obras ruins. Tudo bem, tranquilo, concordo. E muita gente morreu sem saber a grandeza que deixou. Não adianta dizer que é o tampa de crush, a obra que deve se impor. E por vezes ela não está inserida dentro dos padrões estéticos ou ideológicos de seu tempo.
Mas se não houver uma voz, mesmo que interna, baixinha, longe, dizendo: “eu posso, vou tomar o que é meu”, já era. Menos um poeta no mundo. Ainda bem.


__________
Fred Caju responde pelas suas próprias opiniões, que não estão necessariamente em unanimidade com a equipe do blog, que preza pela livre iniciativa de seus colaboradores.
   

18 comentários:

  1. Limerique

    Era uma vez um poeta do balacobaco
    Um carinha que punha fé no seu taco
    Mas vivia encucado
    Pois olhava ao lado
    E via obras de poetas que eram um saco.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que excesso de humildade é tão ruim quanto a presunção. O importante, é ter equilíbrio. E você é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem P e nem E, esse núcleo só funciona mesmo é com N = neutralidade

      Excluir
    2. Por aí mesmo, Ana.

      E Daniel, assim vai acabar rolando uma química entre a gente.

      Excluir
    3. Química não, física! Sai p lá com essa química! kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Penso que essa coluna é mais quente que um acarajé recheado, ao invés de massa, apenas com pimentas das mais fodas. Se a obra e consciência são a voz do poeta, que essas duas tratem logo de brandir meu canto aos quatro ventos, por que pior do que ser poeta é carregar um catatau de poemas que ninguém leu, e, que vc acha que seria legal que alguém lê-se. Um dia essa vontade de ser isso que eu sou... hahahaha já diria o Paulo, mais ou menos por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bronca não é nem que o catatau de poemas não seja lido. A bronca é não tentar fazer que ele seja lido. Como disse, por vezes ela [a obra] não está inserida dentro dos padrões estéticos ou ideológicos de seu tempo.

      Excluir
  4. Limerique

    Uns fazem poesia, outros como eu
    Que não foi chamado mas se meteu
    Fica brincado
    Atrapalhando
    Quem faz poesia que Deus lhe deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair não faça choradeira, vc tb é poeta hahaha

      Excluir
    2. Jair, você é bom de bola,
      então vê se não me amola.
      Deixe de ser trágico,
      você é um mágico,
      tira verso da cartola.

      Excluir
  5. Cajuíno amigo,

    nem tanto céu nem terra. A criação de uma poesia é sempre muito discutida, pois, para um pequeno grupo (que se nomeia com elite)versos são dignos apenas de uma reduzidíssima plêiade.Creio realmente que devamos ser mais impetuosos e críticos positivamente para com as nossas obras, de fato. Você, eu, Lucas, Daniel, Jair, Raul, Vilma e tantos outros mais(perdoem-me se não citei alguns outros de igual ou maior importância) somos bons poetas. Talvez o receio de sermos tidos como demasiadamente presunçosos e, com isso, rechaçados pelos que nos lêem, nos faça evitar dizer isso.

    A melhor maneira de confirmarmos nossa competência é permanecer corajosos, publicando nossos escritos na blogosfera assim como um cristão se deixa levar para a cova dos leões.

    Gostei muito da noda de hoje!

    Com continuada admiração, seu amigo Cristiano Marcell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aí. E procurar transcender o espaço de publicações, como diria o Torquato Neto: um poeta não se faz só com versos. Assumir determinadas posturas pessoais e sociais é uma contribuição até maior que muito poema bom.

      Excluir
  6. "tudo bem, tranquilo, concordo!" hehehe.
    Não é presunção, Cristiano. É um pouquinho de senso crítico... É já ter lido um pouco outras pessoas, bons autores, inclusive, e confiar no seu taco. Há excessos? Sim, pode haver! Ou melhor, deve haver. Como já falei para nosso amigo cajuíno: de manias esquizofrênicas são também feitos os bons poetas.
    Um grande mal que há na poesia hoje em dia, principalmente a da blogosfera, é q: como todo mundo qr ser artista, mas n toca, n pinta, mas foi alfabetizado desde os 6 anos de idade, isto autoriza imediatamente a ser poeta. Mesmo sem nunca ter sequer gostado de ler, muito menos poesia. Então, as letras de axé music e sertanejo universitário vem se tornando "influência literária". Teremos uma geração recitando "meteoro da paixão", em alguns anos.
    O Chacal, por exemplo, disse q há princípio n tava nem aí para ter lido uma galera antes dele, o que eles estavam construindo com sua poesia marginal era o q acontecia a partir deles para frente, n para o passado. Claro q depois ele leu, depois ele se aprofundou em outros atores, mas desse sentir o mundo desde essa perspectiva também surgiu um cara genial como ele e outros de sua geração. Só que ele não é uma regra.
    Acho meio ridículo ter q pedir para alguém, q se diz poeta: "vá ler um livro!", "escute, vez por outra, uma música com uma poética profunda" ou ainda q simplesmente se posicione de forma inteligente.
    Fico grato por ser lembrado tanto por Caju como pelo Cristiano. Se achar bom é saudável. Vai de encontro ao pensamento de pequenez da cultura judaico-cristã, mas justamente por isso é q é muito saudável. Não é q eu devo me achar melhor q o mundo ou a última tampa de crush, realmente, mas ser pelo menos criterioso com seu material.
    Se vc não se acha bom, por favor, esconda tudo o q escreve e faça um favor a humanidade: toque fogo.
    PS.: dia em q eu achar q só to escrevendo merda, paro de escrever, meu pirraia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a questão do bastar ser alfabetizado e/ou não precisar ler, dá pra retomar a discussão do É NODA! — #01. Pra mim, pior que letras de músicas (incluindo as boas) se tornarem influência literária, é o modismo dentro da própria literatura, que faz com que, não vou nem dizer clássicos, mas básicos, acabem se tornando mais desconhecidos. A não elimina B. Mas isso é outra história...

      Excluir
  7. Tem que ter o bordão do Caju: TUDO, TRANQUILO, CONCORDO HAHAHAHA
    OLha eu eu acho q eu continuarei botando meu bloco na rua, e quem quizer que vá atrás do trio por que eu souo antigo, quadrado, e baixinho hahahaha
    sei de uma coisa: é muito bom quando a pessoa que vc menos espera leu, comprou, ou se lembrou daquele seu poema. =]]]

    ResponderExcluir