Viajantes Interplanetários

domingo, 19 de agosto de 2012

Um ano mais velho

Nesse mês de agosto, completa um ano que a coluna Haicais de Domingo passou para minhas mãos, cedida gentilmente pelo poeta da gota serena Daniel Everson. Ao me tornar colaborador deste webblog, grande responsabilidade, diga-se de passagem, pensei imediatamente em dividir o espaço com pessoas talentosas de outros espaços e que eu acompanhava há algum tempo.Começaram assim as entrevistas quinzenais que haicadístas me concediam sempre com muita gentileza e boa vontade.
Hoje faço uma repostagem com parte dessa primeira entrevista com Elisa Zabenedetti, artista plástica Nascida em Carazinho, Rio Grande do Sul, reside na Bahia há mais de 30 anos.
Elisa publica Recanto das Letras e teve um de seus poemas lançado em livro pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores na Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos.
Relembremos...

Haicais Alados
[03.01.09+015aa.jpg]
Elisa Zambenedetti

Há algum tempo interesso-me por esse tipo de mensagem transmitida inicialmente pelos orientais e que, sofrendo algumas modificações, veio parar na Terra brasillis, por intermédio de escritores renomados tais como Guilherme de Almeida, Paulo Leminski,Afrânio Peixoto, Millôr Fernandes, entre outros. Visando objetividade e emanação de uma ideia em poucas sílabas, comecei a compor após ler sobre a obra de Matsuô Bashô e fiquei fascinado pelo gênero. Até então me limitava a escrever poemas, a meu ver, tradicionais na vida de qualquer aspirante a poeta, tais como sonetos, trovas, etc...
Minhas cordiais saudações, caros amigos e amigas, que tem o bom gosto, inteligência e por que não citar, falta de sanidade de acompanhar este espaço poético sideral.
Sem mais delongas, vamos à nossa primeira personagem que vem contagiando aos poucos àqueles que se interessam por bons escritos e boa fotografia.
Os haicais vem sempre acompanhados de ilustrações que se intrincam com os versos e vice-versa. No entanto Elisa Zambenedetti , que apesar ter nascido gaúcha vive na Bahia há mais de trinta anos, resolveu ir além. Formada em desenho e plástica pela Universidade Federal da Bahia, resolveu unir algumas de suas grandes paixões: a avifauna brasileira, a fotografia e a escrita. Em seu espaço http://avesdobrasilemhaikai.blogspot.com/ ela encanta a blogosfera mostrando belas aves acompanhadas de haicais que versam uma característica marcante da espécie.
Ela teve a gentileza de nos falar um pouco sobre seu trabalho.

Haicais de Domingo: Assim como não existe a necessidade de sermos astrônomos para que possamos observar as estrelas, não é necessário ser um biólogo para ter conhecimento de pássaros. Temos o exemplo emblemático de Tom Jobim que conhecia da avifauna melhor do que muitos ornitólogos. O que a fez ter essa admiração pelas aves e como despertou em você a ideia de relacioná-los com haicais em seu blog?

Elisa:Como explico no blog, meu interesse pela avifauna brasileira surgiu da convivência e vivências com o Fotógrafo de Natureza Emídio Bastos no exercício do seu trabalho, fotografar a natureza. Eu o acompanho em viagens e saídas fotográficas. Estou longe do nível do Tom Jobim, mas tenho aprendido muito!Essas experiências despertaram em mim não só admiração como também um vínculo emocional, estar em contato com a natureza me trás paz e equilíbrio.O Brasil é o segundo país em diversidade de aves no mundo e elas são uma fonte inesgotável de belas imagens, por isso, são um dos focos principais em nossas saídas e viagens.
Antes da criação do blog AVES DO BRASIL EM HAIKAI, eu já publicava meus textos, não só haikais mas, outros gêneros também, no Recanto das Letras como Amina Haddad, e usava as imagens do Emídio e de outros Fotógrafos de Natureza como fonte de inspiração, e, como as aves tornaram-se tema recorrente, resolvi criar o blog, não só para publicar meus textos, como também para divulgar e valorizar o trabalho maravilhoso que os Fotógrafos de Natureza do Brasil desenvolvem. Por esse motivo, prezo para que o destaque principal no blog sejam as imagens e tudo que está implícito e explicito nelas.

Saíra-Amarela


Imagem: Celi Aurora Onofre de Medeiros, Carangola-MG-Brasil - http://www.flickr.com/photos/celiaurora/3536348533/


Na bananeira
Saíra-amarela
pousa pra foto!


(Elisa Zambenedetti)

Haicais de Domingo:
Existe alguma pretensão sua de publicar sua obra com o intuito de mobilizar as autoridades brasileiras numa maior repreensão ao tráfico de animais silvestres que vem a ser o terceiro maior do mundo, perdendo somente para o comércio ilegal de drogas e de armas?

Elisa:Iniciei o blog com a intenção de torná-lo um livro posteriormente. Julgo que ele seja uma ferramenta didática multidisciplinar, que poderia ser usada em escolas nas aulas de artes, literatura, português, ciências... como licenciada em Artes Plásticas, não poderia pensar diferente.A conscientização deve começar cedo na vida das pessoas e a escola tem um papel fundamental nesse processo.Ressalto que em meus haikais sempre haverá uma informação no mínimo, a respeito daquela ave. Pode ser para exaltá-la em sua beleza, seu canto, seus hábitos, como curiosidade, ou, como denúncia no caso de risco de extinção pela depredação do meio ambiente, pela caça e pelo tráfico.O trabalho dos Fotógrafos de Natureza do Brasil tem uma forte carga de denúncia, sem dúvida, e eu quis me juntar a isso.
Se o blog AVES DO BRASIL EM HAIKAI tiver o poder de sensibilizar as autoridades para coibirem com maior veemência o tráfico no Brasil, terei cumprido um papel social e ambiental que me deixará muito feliz!

Falcão - quiriquiri


Imagem: André Adeodato - http://www.flickr.com/photos/andreadeodato/4449685204/


Menor dos Falcões,
mata a presa no solo,
come no poleiro.

(Elisa Zambenedetti)

A haicaísta indica ainda aos que compartilham do prazer da apreciação de trabalhos análogos os sites da Associação de Fotógrafos de Natureza do Brasil(http://www.afnatura.org.br/) e também a REDE de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil (www.rpcfb.com.br)■

Cristiano Marcell é professor nas horas vagas e escreve nos blogs:
http://esquifedememorias.blogspot.com e http://haicaienaomachuca.blogspot.com

17 comentários:

  1. A Elisa é uma 'avis rara', cujos gorjeios haicaisísticos na blogsfera estampam um sorriso em nosso lábios e um um brilho de admiração em nossos olhos. Que seu talento seja perene e nunca nos seja negado. Abraços de admirador, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Ao focar Elisa quase me atrapalho
    Sinto-me como um carente espantalho
    Ela é minha musa
    Que cria e abusa
    Gorjeia como cotovia no galho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair, você me deixa lisonjeada
      é um prazer participar deste espaço
      mas, hoje é dia da fotografia, a grande homenageada
      uma salva de palmas para esta arte, é o pedido que faço!

      Excluir
  4. Quem passa a pássaro ver,
    Vê pássaro que passa,
    Pássaro passa a vê.

    ResponderExcluir
  5. Cristiano, como passou rápido...!

    Se a entrevista tivesse sido hoje, eu contaria que tive o prazer de conhecer Zeka Araújo, parceiro do Tom Jobim no livro "Meu querido Jardim Botânico do Rio de Janeiro" e que ele é um dos curadores do meu próximo projeto, meu e do Panorama Fotográfico, de fotografia:

    https://www.facebook.com/panorama.fotografico

    Contaria também que em junho deste ano realizamos a maior exposição de fotografia de natureza do Brasil, NATUREZA QUE AFLORA, com 208 imagens de 87 fotógrafos de natureza brasileiros e que ela segue em sua itinerância!

    Enfim, o ano está bem agitado e colorido!

    Hoje é dia da fotografia e fico feliz que você tenha feito esse post.

    Viva a fotografia!

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Zambenedetti ave de arribação
    Foi prá Bahia por própria opção
    Lá construiu ninho
    Com muito carinho
    Onde promove arte por pura paixão.

    ResponderExcluir
  7. Que a poesia viva eternamente registrada por essas bandas =]

    ResponderExcluir
  8. muito legal... a Amina, assim a conheço, faz um belo trabalho, digno, mesmo, de projeção maior... linda entrevista, amigo, você é um excelente entrevistador, sabe disso? Por isso, está aí a completar 1 ano... deu conta do recado e ainda sobrou tempero pra mais... parabéns pelo segmento da coluna, além de interessante é agradável é uma lisonja a quem ama poesia...(não sei porque eu pensei que por conta do concurso você não publicaria entrevistas rsrs aiai...) Amigo, fica bem e mais sucesso até não ter mais onde guardar rsrs bjuuu de linda semana...

    ResponderExcluir
  9. Cristiano querido Poeta parabéns pela entrevista e pelo aniversário do espaço!
    O mundo dos haikais nos leva a conhecer pessoas maravilhosas onde a vida se manifesta como um céu repleto de passáros .Elisa parabéns maravilhoso te conhecer mais um pouco.
    Adoro teu espaço!
    um beijo de violetas

    ResponderExcluir